Matérias e Colunas

A cigarra e a formiga

photo: visualhunt.com
photo: visualhunt.com

Você se lembra da fábula da cigarra e da formiga? Para relembrar, enquanto a formiga, para se prevenir contra as durezas do clima frio e a falta de alimento nessa época do ano, trabalhava arduamente sob o sol durante todo o verão, a cigarra apenas cantava e dançava, sem se preocupar com o inverno que logo chegaria.

Essa história, produzida pelo escritor francês Jean de La Fontaine, pode ser bem interessante para iniciarmos uma conversa sobre educação financeira com nossos filhos. Através dessa fábula, podemos ensinar o valor do trabalho, da dedicação e do esforço pessoal.

Devemos sempre explicar para as crianças que as coisas materiais têm um custo. Pesquisas comprovam que, se não ensinarmos nossos filhos, eles vão pensar que “foi papai do céu ou papai Noel quem deu”. Não quero estragar o encanto e a magia do Natal ou da Páscoa, mas podemos explicar que a família ajuda financeiramente o papai Noel com os brinquedos e o coelhinho com os chocolates.

A construção de uma vida saudável e equilibrada depende dos grãos guardados pela  formiga durante o verão. Além disso, guardar o dinheiro que se ganha hoje pode nos trazer maiores benefícios num futuro breve do que poderíamos ganhar de imediato. Exemplo: ao invés de comprar balas, figurinhas ou revistas em quadrinhos, a criança  poderá, guardando o dinheiro que ganha de seus pais, avós, etc., ao final de um período de algumas semanas ou meses, comprar uma boneca, uma nova bola de futebol, um livro ou qualquer outro bem.

                Moral da história: Não pense somente no hoje, trabalhe e planeje o seu futuro. O imediatismo mata nossos sonhos!

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!