O que eu penso da relação do desenho do foguete com as Start Ups

0
foto: freepik.com

foto: freepik.com

Eu penso o tempo todo… Penso porque observo. Observo tudo. Como trabalho com planejamento estratégico de negócios, penso no porquê das coisas. E não podia deixar de reparar — até porque é modismo — que tudo que está relacionado a start ups tem um “foguetinho” como símbolo. Você já se perguntou o porquê?

Quando eu penso em foguete, eu penso em tecnologia, ousadia, coragem, inovação… tudo que uma start up precisa ter. Começar em um novo nicho, com poucos recursos, muitas ideias não é mesmo para qualquer um. Mas, além disso tudo, você já parou pra pensar no que está envolvido na montagem e lançamento de um foguete? Quando a gente pensa na NASA, a Agência Espacial Americana, a gente pensa nos melhores profissionais, na melhor tecnologia, ou seja, tudo de ponta, certo? E a gente pelo menos imagina que são anos e anos de pesquisas, testes caríssimos e uma equipe enorme e super preparada trabalhando incessantemente. Não só porque deve se analisar cada possível risco à tripulação ou ao equipamento, mas também pela quantidade de dinheiro investida em cada projeto, por mais simples que seja.

E aí eu me pergunto: muita pesquisa, anos de dedicação, profissionais de ponta… as start ups funcionam assim? Outro dia, eu conheci um rapaz de São Paulo, que me apresentou seu projeto tecnológico e ele estava há 3 anos pesquisando o mercado, captando investimento aos poucos e buscando parceria com pessoas fortes do mercado. Fiquei maravilhada com o discurso dele. Mas isso não é comum, concordam? Muitos jovens que querem mudar o mundo, inovar, fazer diferença não pensam assim. Por mais que suas ideias sejam incríveis, acham que uma boa ideia resolve tudo.

Lembremos de uma das frases de Einstein: 1% inspiração e 99% transpiração. Não tem fórmula mágica. Por isso, um número enorme de start ups fecha no primeiro ano. Porque start up é negócio e negócio precisa de fundação: investimento inicial, capital de giro, pesquisa de mercado, definição de público alvo e por aí vai… Não há maneira fácil de fazer isso. Não há atalhos. Tem que ralar. E muito. A NASA “rala”. Muito! Recentemente explodiu um dos foguetes da SpaceX do Elon Musk. Foi um escândalo! Como isso foi acontecer? Pois é. Assim como a NASA, a SpaceX é um “monstro”. Uma empresa inovadora e rica, fruto do trabalho de um visionário e mesmo assim.. BUM! Agora, imagine uma empresa sem preparo? Sem base? BUM também!

Todos queremos ter empresas “foguete”, “unicórnio”, chame como quiser. Todos queremos ter sucesso. O maior KPI (indicador de performance) é o retorno financeiro. Mas temos que ser como a NASA: pesquisar, testar, errar, consertar rápido, testar de novo… esse ciclo não para. Ele se retroalimenta eternamente. Não há sucesso sem dor. O ônibus espacial Challenger explodiu nos anos 80 com toda sua tripulação. Que horror! Mas depois disso, reviram várias técnicas e materiais do programa espacial. E nas start ups “challengers” vão explodir também. Sem perda de vidas, espero! Mas gerando dor e frustração. Que sirva de aprendizado.

Quer ser um foguete? O céu não é o limite? Prepare-se para isso.

1,238 total views, 1 views today

(Visitado416 vezes, 8 visitas hoje)

The following two tabs change content below.
Coach Marketing e Planejamento

Coach Marketing e Planejamento

Coach Marketing e Planejamento Nosso propósito: Viabilizar e impulsionar negócios, através de PLANEJAMENTO, utilizando ferramentas de MARKETING, desenhando ESTRATÉGIAS que promovam o sucesso de cada empreendimento. Nossos fundadores Adriana Vale e Roberto Moscatelli são profissionais com mais de 15 anos de experiência em Marketing e Planejamento Estratégico em empresas de grande porte no Brasil e nos EUA; bancas de mentoria em projetos consagrados como: Iniciativa Jovem Shell, Startup Farm Day, StartUp Weekend, projetos relacionados ao CNPq e carreira acadêmica como parte do corpo docente e banca de avaliação de trabalho de conclusão de curso. Uniram forças para transformar seu conhecimento adquirido em grandes projetos, em uma metodologia eficaz para atender à negócios de menor porte. Nosso desejo é realizar o sonho de empreender de muitos e impulsionar negócios já estabelecidos para que perpetuem.
22-02-2017 |

Deixe uma resposta

Todos os direitos reservados Utilità, Mantido por RT Soluções.
Pular para a barra de ferramentas