A importância da educação financeira na infância e adolescência

0
Photo via VisualHunt.com

Photo via VisualHunt.com

Infelizmente, muitos pais ainda acreditam que dinheiro não é assunto de criança, mas o que eles não sabem é que educação financeira não significa apenas ensinar seu filho a economizar, mas, sim, ensinar conceitos como organização, planejamento, ética, disciplina, autocontrole e tantos outros que o ajudarão em todos os aspectos de sua vida.

A educação financeira na infância e adolescência é fundamental, porque é justamente no período escolar que as chances de construir uma visão mais adequada sobre o tema aumentam, contribuindo para uma sociedade capaz de tomar decisões financeiras conscientes e sustentáveis, garantindo, no futuro, uma vida financeira saudável e equilibrada.
Pesquisas mostram que as crianças brasileiras são as que passam mais tempo em frente à TV. Embora, no Brasil, existam leis que regulam a publicidade direcionada para crianças, o que mais vemos são propagandas de todas as formas feitas diretamente para elas. Por outro lado, temos crianças que querem comprar tudo o que veem, transformando-se em seres consumistas que serão adultos com sérios problemas financeiros.

Crianças que aprendem a lidar com seus desejos de consumo e a administrar seu dinheirinho desde cedo estão mais propensas a se tornarem adultos disciplinados com suas finanças pessoais e mais preparados para investir no futuro, fazendo escolhas inteligentes e trocas vantajosas. Além disso, um indivíduo alfabetizado financeiramente enfrenta melhor as adversidades da vida.

Educação financeira não é uma acelerada corrida atrás de riqueza e fortuna, ela pode ser denominada como as habilidades que temos de fazer escolhas adequadas ao gerir nossas finanças pessoais ao longo de nossa vida, já que não nascemos com essas habilidades, elas são aprendidas.

1,190 total views, 1 views today

(Visitado196 vezes, 1 visitas hoje)

The following two tabs change content below.
Cristina Develis

Cristina Develis

Cristina Develis é formada em Engenharia Eletrônica com MBA na FGV em Gestão de Telecomunicações, trabalhou 25 anos no segmento de Telecomunicações em empresas de grande porte como Alcatel, Intelig e TIM. Apaixonada pelo tema Educação e pela matemática, em 2015 decidiu investir em seu projeto de vida e a partir dessa decisão, observou que as crianças e adolescentes continuam com grande resistência a matemática e que Educação Financeira é um tema desconhecido para a maioria delas, pronto: Educação Financeira para crianças e adolescentes através da Matemática contextualizada, ou seja, a matemática na prática se tornou sua missão de vida.
Cristina Develis

Latest posts by Cristina Develis (see all)

19-01-2017 |

Deixe uma resposta

Todos os direitos reservados Utilità, Mantido por RT Soluções.
Pular para a barra de ferramentas