Como estabelecer liderança e se destacar na empresa em tempos de crise

0
Photo via VisualHunt.com

Foto: VisualHunt.com

Em abril de 1970, era lançada a sétima missão tripulada do Projeto Apollo e a terceira com intenção de pousar na Lua. Esta não cumpriu a missão devido a um acidente durante a viagem de ida, causado por uma explosão no módulo de serviço, que impediu a descida no satélite. Os dias que se seguiram ao acidente da Apollo 13 trouxeram muito aprendizado a todos os envolvidos, que voltaram sãos e salvos para a Terra devido à capacidade técnica da equipe de solo e da disciplina dos astronautas.

Em tempos em que o assunto do momento é a crise, e que a maioria parece definitivamente refém desse monstro, histórias como essa da Apollo 13 nos mostram, na verdade nos lembram, que é possível vencer mesmo inserido em qualquer adversidade.

O primeiro passo em direção ao êxito é ter uma visão real da situação. Parece uma tarefa óbvia, mas não é bem assim. Observe qualquer roda de conversa, e veja como grande parte das pessoas fala ou se comporta: Reclamam, resmungam e lamentam sobre seus problemas, os problemas da economia, política e outros. Muitas vezes, o “bicho” é maior do que se pinta. E uma atitude queixosa é aceita num círculo de conversas, parece até que há revezamento para ver de quem será a maior. Ter clareza sobre a situação é fundamental para se traçar qualquer estratégia. Seja claro e honesto, e não veja a situação pior do que ela é.

Liderança não é sobre mudança, mas, sim, sobre progresso: é a capacidade de fazer as coisas acontecerem, maximizar recursos dos liderados e inspirar. É a capacidade de criar um ambiente em que as pessoas prosperam e os resultados são alcançados. É a qualidade extraordinária que resolve problemas e faz as coisas.

Em tempos de crise, os líderes são criados. É quando as coisas parecem difíceis ou impossíveis que somos desafiados a nos tornarmos ainda melhores. Seja no seu negócio, carreira ou finanças, ou com seus filhos, cônjuge ou sua saúde, você já tem a capacidade de transformar a qualidade de sua vida, e as vidas daqueles que te cercam e se preocupam. Esse é o verdadeiro espírito de liderança.

2,623 total views, 1 views today

(Visitado60 vezes, 1 visitas hoje)

The following two tabs change content below.
Diógenes Gomes

Diógenes Gomes

Diógenes é um estudioso do comportamento humano, Coach de Alta Performance e especialista em Transformação Pessoal. Cursou Filosofia na UFRJ, estudou pessoalmente com Luiz Gasparetto em SP e Anthony Robbins nos EUA, o qual segue sua linha de trabalho. Master em Programação Neurolinguística, possui formação em Neurossemântica. Sua formação em Oficial de Marinha Mercante o fez atuar como Shipmanagerem algumas das maiores multinacionais de navegação do mundo como Vale, Maersk, Hambug-Sud, e CMA-CGM. Graduado Faixa Preta 2º Dan em Aikido e experiência de mais de 30 anos em Artes Marciais com participação em inúmeros seminários com os maiores mestres do Brasil, Europa e Japão.
26-12-2016 |

Deixe uma resposta

Todos os direitos reservados Utilità, Mantido por RT Soluções.
Pular para a barra de ferramentas