Matérias e Colunas

J. J. Ribeiro – O Harry Potter Brasileiro

Divulgação
Foto: Divulgação

Você já cruzou com o Harry Potter pela região? O bruxinho mais famoso do mundo tem um sósia rondando pelas ruas do Recreio. J. J. Ribeiro tem 25 anos e é estudante de Jornalismo e professor de inglês. Sua aparência, muito semelhante ao personagem criado por J. K. Rowling, serve de inspiração para alguns dos seus hobbies. Além de um blog onde se dedica aos textos, o jovem está ainda com uma trilogia de pequenos filmes usando como locação bairros como Recreio, Vargens e Pedra de Guaratiba. Conversamos com José para saber mais sobre seu projeto e sobre a escolha da região como ambientação. Confira:

Como é o processo de criação e como surgiu a ideia?
Sou muito sentimental e observador. Gosto de conhecer gente nova, ouvir histórias e me doar o máximo ao próximo. Não consigo simplesmente sentar e criar algo porque o dia está claro hoje. Preciso viver algo, sentir no coração! Creio que tudo isso me ajuda bastante. A ideia é muito legal, a cada dia que passo fico mais interessado nela. Não posso contar muito, pois isso faz parte do futuro. Mas creio que a ideia central veio da minha estranha maneira de ser, que significa uma linda história. Vai que se tornam livros!

Você usa o universo de Harry Potter para criar suas histórias?
Em 2010, comecei a usar a escrita como terapia. Ao terminar de ler as histórias de Hogwarts pela terceira vez no ano seguinte, decidi pra mim mesmo que gostaria de fazer algo impressionante como a Rowling tem feito. As histórias que ela cria são magníficas, é de tirar o fôlego! Harry Potter me inspirou bastante a criação do meu trabalho escrito.

Por que criar suas histórias na região? O que acha que ela tem de diferente para ser colocada como um cenário atrativo?
O Recreio, a Barra e as Vargens foram meu jardim de infância! Foi aqui que cresci e aprendi a dar personalidade à minha vida. Não há como eu escrever um texto e não lembrar desses lugares incríveis! Simplesmente amo esses lugares! Há muitas coisas nesses bairros, coisas que não percebemos por causa da correria do dia a dia e do sistema. Uma vez, andei do Barra Shopping ao Recreio num dia nublado e fotografei momentos que me impressionaram. Quinze anos da minha vida passando por ali e nunca tinha percebido certas coisas! Gosto desses bairros por causa da sua calmaria, das belezas. O mar do Recreio e da Barra, o ar novo que vem do oceano, o verde das Vargens me lembra fazenda e florestas, sou atraído facilmente… Essa cidade é realmente cativante!

Qual é a sua expectativa para o projeto?
Gostaria muito de gravar uma trilogia. Há material para isso! Todavia, trabalhar sozinho não é fácil, principalmente para alguém que não tem experiência nenhuma em cinema como eu! Foi difícil demais produzir em 10 meses esse curta que está disponível na internet. Pensei que não iria publicá-lo por falta de ajuda, mas vencemos! Para vocês terem noção, o vídeo foi gravado em outubro de 2014 e só saiu em maio de 2016, muita batalha de lá para cá. Gostaria muito de poder levar as lindas paisagens desses bairros para o mundo ver, pois são lugares lindos demais escondidos bem debaixo de nossos narizes. Espero que as pessoas possam gostar do trabalho e perceber que há um mundo aí fora para vivermos, e que a vida não é somente “trabalho-casa-estudo”, mas que há lindos lugares que Deus criou, como essas locações!

Para conhecer mais o projeto de J. J. Ribeiro, você pode acessar os links: https://www.youtube.com/watch?v=dTP2qWccYyY, www.ojjosgreen.blogspot.com e www.omeninodooutroseculo.blogspot.com

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!