Combine sua cerveja com a ceia de Natal

0
www.visualhunt.com

www.visualhunt.com

 

Ufa! Chegamos a dezembro. O que mais se ouve por aí é: que ano… Outro dia, li uma postagem que achei a descrição perfeita para os acontecimentos: 2016 está sendo como um anúncio da Polishop em que toda hora se ouve um: e não é só isso, e não é apenas isso e ainda tem mais isso… Porém, uma coisa é certa, não perdemos o humor, estamos juntos e vivos. Para ser Natal de verdade, basta que façamos do aniversariante do dia o convidado principal e verdadeiro motivo da celebração.

Nossa querida Baden Baden tem uma cerveja perfeita para a ocasião: a Christmas Beer, sazonal, elaborada especialmente para o Natal. Cerveja tipo Ale, um pouco frisante, que nos faz lembrar champagne. É clara, leve e com aroma frutado. Perfeita para os pratos leves e para simplesmente “beber conversando”. Ideal para começarmos a noite que costuma ser longa. Para acompanhar o peru, as Blond Ales, estilo típico da Bélgica, são muito bem-vindas. Normalmente são claras, leves, frutadas e com um toque condimentado. A Trappe Blond (dica de vizinha: muitas vezes com precinho bacana no Mundial) e a La Corne são boas sugestões.

Já para o Tender e as carnes vermelhas, a nossa premiadíssima Bamberg Rauchbier. Seu sabor e aroma são defumados, com notas de caramelo e leve amargor. É excelente companheira. Para o bacalhau, as witbier e wiezenbier são perfeitas, e casam também com chester. Temos também as cervejas elaboradas para os festejos natalinos. Na maioria das vezes encorpadas e alcoólicas, têm origem na Europa e apresentam características que lembram as especiarias e frutos comuns nessa época. Há várias formas de chamar essas cervejas, como Christmas Beer (nossa Baden Baden), Christmas Ale e Winter Warmer.

As cervejas de Natal podem ser feitas a partir de diversos estilos. Os mais comuns são as belgas, as inglesas e as alemãs. Hoje, as cervejarias fazem versões natalinas de uma série de estilos, como IPA, Amber Ale, Porter, Stout, essas são os mais comuns. São potentes, e harmonizam com comidas igualmente potentes, como as natalinas. Muitos aromas e notas encontradas nessas cervejas são facilmente identificados nas comidas servidas na ceia. Tender, com cravo, peru com pêssego e o lombinho com abacaxi são alguns pratos que harmonizam com essas cervejas. Já nas sobremesas, como panetones de frutas secas e de chocolates, ficam perfeitas.

Que bom estarmos juntos durante todo esse ano. Que 2017 seja de paz, amor, realizações, saúde e tranquilidade. Que tenhamos fé, força e coragem para seguirmos juntos e sempre em frente.

Obrigada, pessoal. Obrigada, Utilità, e até 2017!

1,317 total views, 1 views today

(Visitado70 vezes, 1 visitas hoje)

The following two tabs change content below.
Giane Farias

Giane Farias

Sommelière formada pela Associação Brasileira de Sommeliers, especialista em vinhos franceses com certificado do Conseil Interproffesionel du Vin de Bordeaux. Trabalha há mais de 10 anos na área. Ministra cursos há alguns anos e coloca todo seu conhecimento em prática no Recreio. Recentemente, fez curso de cozinheira para poder unir as duas paixões.
20-12-2016 |

Deixe uma resposta

Todos os direitos reservados Utilità, Mantido por RT Soluções.
Pular para a barra de ferramentas