Matérias e Colunas

Américas Shopping recebe Festival de Bandas do Clube da Música

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Américas Shopping será palco do Festival de Bandas, promovido pelo Clube da Música, no Recreio, nos dias 9 e 23 de outubro e 13 e 27 de novembro, sendo esta última data a grande final. As onze bandas se apresentarão das 17h às 20h e contam com músicos estudantes e alguns já profissionais, que passeiam por diversos estilos musicais, como rock pop, MPB, country rock, classic rock, rap, jazz, entre outros.

“Nosso objetivo é promover e incentivar os novos músicos e compositores, pois esse segmento não está sendo revigorado. Os novos talentos, sejam amadores ou os profissionais, não estão compondo, apenas fazendo cover e dublagem, poucos são os que interpretam e colocam sua assinatura nos estilos”, conta Rosangela Haydem, diretora do Clube.

A premiação será realizada da seguinte forma: a banda vencedora ganhará R$5.000,00 e o segundo lugar será contemplado com a gravação de uma música num estúdio profissional com vídeo. O festival também vai premiar nas categorias ‘melhor instrumentista’, ‘revelação’, ‘estilo’, ‘torcida’, e ‘apresentação mais curtida’. “Pretendemos levar renomados músicos para formarem a banca de jurados”, explica Rosangela.

“Estamos muito felizes em poder sediar um concurso que busca exaltar os novos talentos da música. Nosso público poderá assistir um Festival de qualidade, que agrega valor para a cultura local e amplia a divulgação desses jovens artistas, já que muitos deles são moradores da região”, conta Tatiane Piza, gerente de Marketing do Américas Shopping.

Mais de 80 grupos musicais se inscreveram no concurso. As seletivas foram realizadas através de inscrições no site clubedamusicadobrasil.com.br, com o preenchimento de um questionário e envio de um vídeo publicado do YouTube. O prazo de inscrições, totalmente gratuitas, iniciou em maio e terminou no dia 04 de julho. Após essa etapa, nove professores do Clube fizeram as seletivas escolhendo principalmente as bandas com canções autorais e releituras, observando os instrumentos, comportamento, interpretação, letras das canções, de forma criteriosa, para identificarmos se não havia o plágio ou semelhanças em letra e harmonia de canções já compostas. Foram inscritos músicos do Recreio, Barra, Vargens, Niterói, Botafogo, São Paulo e Copacabana. “Percebemos, a partir dessa primeira fase, o quanto estamos carentes desse tipo de evento”, conta Rosangela. Em cada eliminatória uma banda será desclassificada.

O CDM é conhecido na região por apoiar projetos de incentivo à música. “Eu e meus sócios Daniel Imenes e Dani Cezar somos totalmente ligados à arte, e também somos estudantes de música, eu e o Imenes por exemplo. Nosso lema é ‘De músico para músico’. Apesar do Daniel Imenes ser professor da escola e um músico consagrado, pois está na estrada há mais de 20 anos, e toca atualmente no programa ADNIGHT como guitarrista, ele continua estudando, e isso é um estimulo aos outros. Nós incentivamos os talentos com seleções anuais de bolsa de estudos de até 100%, independentemente da sua condição financeira. Aqui buscamos formar valores”, finaliza.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!