Matérias e Colunas

Acessibilidade em salão de beleza na Barra

salao-interna-copia
Foto: Divulgação

Com os Jogos Paralímpicos, que aconteceram em setembro e movimentaram a cidade, o grande público pôde perceber e acompanhar grandes histórias de vida que acompanham os atletas de diversos esportes. Além disso, muitos descobriram também que, em muitos aspectos, esses competidores levam uma vida com atividades comuns, como ir ao salão de beleza. A diferença, porém, fica na acessibilidade. Será que todos os estabelecimentos podem oferecer conforto ao receber clientes cadeirantes, por exemplo? O salão de beleza Walter’s Coiffeur, do Shopping Metropolitano, começou a tomar medidas pensando nesse público e agora tem em seu estabelecimento lavatórios especiais.

Conversamos com Paula Oliveira, gerente da unidade, que nos fala um pouco sobre os projetos de novas implantações e a importância dessas atitudes para o conforto dos clientes. Confira:

Quais outras medidas a empresa implementa ou mesmo pensa em implementar para tornar o salão mais acessível a todos os públicos?
Nosso salão dispõe de uma área especial para melhor acessibilidade de nossos clientes, tais como um lavatório no andar térreo sem cadeira, para o mesmo ter acesso sem precisar ter qualquer transtorno de locomoção. Anualmente, fazemos encontros com cadeirantes e crianças com Síndrome de Down. O nosso objetivo é aumentar cada vez mais essas ações.

Qual a importância desse tipo de atitude para os negócios e para a preocupação da empresa com os clientes?
É de suma importância os estabelecimentos disporem de um espaço preparado para receber esse público que antes não tinha nenhum tipo de acesso a nada. Sair de casa e cuidar da beleza em salões de beleza está ficando cada vez mais acessível e prático.

Vocês já têm clientes cativos que precisam dessa atenção especial?
Sim, alguns, e bem fiéis.

Sabemos que a autoestima de pessoas com algum tipo de deficiência física tende a ser menor. Um salão de beleza é o lugar ideal para retomá-la, como o salão vê esse papel pelo qual ele é responsável na vida dessas pessoas?
Com total importância, nossos clientes de um modo geral buscam a melhora da autoestima – e os portadores de algum tipo de deficiência não são diferentes, sendo que esse público deseja mais carinho e atenção pelas tantas vezes que foram excluídos de coisas simples do cotidiano como a ida a um salão de beleza. Tentamos passar que eles são pessoas de muito valor e importância para nossa rede.

Estamos na metade da Paralimpíada e ver as histórias dos atletas é mais um motivo para investir nas pequenas medidas para dar maior funcionalidade a esse público. Em linhas gerais, como vocês veem a importância de trazer esse tipo de evento para mostrar a preocupação da empresa com esse público?
Achamos que essa aproximação não só em um período paraolímpico, mas em todos os dias deve ser vista como uma coisa natural, que está inserida em nosso cotidiano dentro do salão. Atletas ou não atletas com algum tipo de deficiência dentro de nosso salão merecem (e têm) uma atenção muito especial. O salão tem estrutura para recebê-los em qualquer período do ano.

O salão fica na Avenida Abelardo Bueno, 1300 / 1º piso. Para saber mais, basta acessar o site: www.waltercoiffeur.com.br

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!