Professores particulares e o marketing

0
Photo credit: Micah Sittig via VisualHunt.com / CC BY

Photo credit: Micah Sittig via VisualHunt.com / CC BY

Não há um mercado sequer que não possa (ou não deva) aplicar algumas estratégias de marketing para obter mais sucesso em seus negócios. Isso não é diferente para os profissionais da educação.

Quando pensamos em professores particulares e suas aulas para os alunos que não estão conseguindo atingir suas metas na escola, geralmente vem aquela sensação de aulas intermináveis em casa com aquele professor linha dura ou aquela professora impaciente. Essas impressões desenhadas em cima de um personagem “padronizado” são construções de um mau marketing em cima de um perfil de profissional.

Em geral, o objetivo de um professor particular não é criar desconforto para o jovem que necessita de auxílio extra, mas, sim, facilitar a vida do mesmo para o sucesso acadêmico. Por isso, um investimento em marketing (pode ser um investimento pessoal) deve ser feito com a intenção de inclinar essa imagem para algo leve, simples, prático e eficiente.

Para isso, há algumas medidas que podem ser tomadas, tornando, assim, o professor alguém menos “assustador” e mais amigo do aluno. Aqui vão elas:
Cartão de visitas: muitos pais contratam os professores através do contato com o mesmo. Possuir um cartão de visitas com um visual “leve”, “limpo” e objetivo pode sugerir alcançar o resultado esperado de maneira mais fácil e menos traumatizante para o filho. Nenhum pai procura um carrasco, mas um professor que o faça aprender o que precisa. Por isso, o cartão deve dar a sensação de calma e confiança no trabalho.

Redes sociais: Alguns professores podem e deveriam investir seu tempo e cuidado em possuir uma página nas redes sociais, mostrando suas capacidades e resultados ao darem aulas para seus alunos. Imagens de provas de seus alunos com boas notas após as aulas e sucesso na empreitada, informações de matérias, horários e turmas atendidas, entre outros conteúdos que informem com clareza a pais e alunos o trabalho e resultado do profissional.

Anúncios: Divulgar o trabalho com flyers na porta de escolas, caixas de correio e, inclusive, na internet pode ser um caminho para atingir aqueles que procuram por professores particulares, mas não sabem onde encontrar um bom profissional.

Assessoria de imprensa: Contratar o serviço ou fazer o próprio professor um contato com jornalistas citando suas capacidades, métodos de ensino e todas as informações para que os jornais, revistas, e portais de notícias se interessem por falar um pouco mais da maneira com a qual o profissional desempenha sua função, sobretudo se for de maneira criativa e diferente da maioria.

Vale lembrar sempre que: por mais que o aluno seja aquele que desfruta das aulas, os responsáveis por decidir e realizar a contratação do serviço são os pais. Ou seja, todo o marketing realizado pelo professor até deve ser interessante para aquele aluno em questão, mas deverá ter o foco nos pais do aluno. Afinal, serão eles que decidirão pela escolha do profissional a ensinar a seus filhos.

 1,042 total views,  1 views today

(Visitado64 vezes, 1 visitas hoje)

The following two tabs change content below.
Renan Bernardes

Renan Bernardes

Renan Bernardes é brasileiro que vive em Portugal. Atualmente trabalha como consultor de comunicação e marketing para pequenas empresas brasileiras e portuguesas. No Brasil, se formou em Comunicação Social/Jornalismo e pós-graduado em Comunicação Empresarial & Marketing. É mestre em Marketing pelo ISMAI, em Portugal, e hoje cursa o doutorado em Comunicación e Interculturalidad na Universidade de Valência, na Espanha. Em ocasiões, é professor de cursos na área do marketing e administração na Djagora University, no Senegal.
02-09-2016 |

Deixe uma resposta

Todos os direitos reservados Utilità, Mantido por RT Soluções.
Pular para a barra de ferramentas