Matérias e Colunas

As expectativas para as Paralimpíadas no Rio de Janeiro

paralimpiadas-interna cópia
Foto: Fernando Maia / CPB

Em 2016, o Rio de Janeiro e o Brasil passaram por um grande teste, que foi a realização dos Jogos Olímpicos que se encerraram no fim de agosto. Com essa experiência adquirida, em relação à estrutura, acreditamos que os erros e acertos que ocorreram servirão de base para a realização das Paralimpíadas.

Todo o mundo se voltou para o maior evento esportivo do planeta e ocorrerá o mesmo com os Jogos Paralímpicos realizados em setembro de 2016, cuja delegação brasileira terá atletas em ação nas 22 modalidades que compõem o programa de competições. Ao todo, serão mais de 250 atletas, que vêm sendo chamados carinhosamente de super-heróis, pois superar suas diversas limitações não é uma tarefa fácil, sobretudo, em competições de alto rendimento. Por essas e outras, estaremos na torcida para que os atletas brasileiros conquistem ainda mais medalhas que as obtidas nos últimos jogos – eles merecem!

Aproveitando que os Jogos Paralímpicos estarão no centro das atenções de toda a mídia, seria interessante se valer dessa oportunidade para chamar a atenção das pessoas e, em especial, do poder público para a importância da acessibilidade.

O “glamour” de uma competição desse porte não pode ofuscar os problemas que os portadores de necessidades especiais sofrem diariamente no Brasil. Vale lembrar que uma tarefa cotidiana de ir para o trabalho e, para tanto, se deslocar pelas ruas do Rio de Janeiro, pode se transformar em uma verdadeira “maratona” – aproveitando o espírito esportivo dos Jogos. Isso sem falar na dificuldade para utilização dos transportes públicos.

Enfim, torcemos para que tudo dê certo e que o Rio de Janeiro aproveite essa experiência para tornar o mundo melhor para todos e, particularmente, para as pessoas que carecem de uma atenção especial por parte de todos, sobretudo, do poder público.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!