Como organizar os pensamentos na hora de falar em público

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Photo via VisualHunt.com

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Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, em 1977, ficou muito famosa no mundo inteiro pois os pesquisadores descobriram que o medo de falar em público era o segundo maior medo da humanidade, perdendo somente para o medo da morte. Se você analisar friamente esses dados, vai entender que muita gente que respondeu preferia morrer ao ter que falar em público! O que vamos discutir aqui é exatamente como não ceder a esse medo.

Costumo dizer que as pessoas têm medo de ir mal em uma apresentação e não somente se apresentar. Quando você entende como organizar as ideias, fica muito mais fácil de conseguir alcançar o objetivo desejado. Esse texto vai trazer dicas importantes e bem objetivas para você colocar em prática hoje mesmo e ficar mais seguro na hora de apresentar seus projetos, seja em uma reunião com poucos participantes ou para um grande público.

Inicialmente, é preciso planejar a apresentação e treiná-la. Lembre-se que essa é a hora de apresentar aquilo que você planejou e desenvolveu, logo, se não tiver planejado algo relevante e interessante, apresentará algo sem fundamento e sem interesse para o público. Para facilitar, vamos dividir a sua apresentação em três etapas. É muito mais fácil se encontrar quando você tem as etapas bem definidas do que quando tem uma apresentação com “etapa única”. Retomar o raciocínio fica muito mais fácil se você organizar a sua apresentação dividindo-a em início, meio e fim.

Na primeira fase, o início, você precisa mostrar para o público que você entende do assunto. Falar a sua formação, o tempo que pratica tal atividade ou quanto tempo está dedicado ao projeto são algumas possibilidades de ganhar a confiança do público. Logo depois, você precisa trazer pontos de interesse, demonstrando por que aquele tema tem relevância e deve ter a atenção do público. Importante: você não deve demorar muito nessa fase! A ideia é mostrar que você tem credibilidade e fazer com que a audiência entenda que o tema será de grande valia.

Após conquistar a confiança e a atenção, chega a hora de argumentar. Uma dica interessante é saber o poder dos seus argumentos. Se os argumentos forem todos fracos, traga-os juntos, para dar força na sua capacidade de argumentação e aumentar o peso deles. Se os argumentos forem fortes, diga um a um, destacando ponto a ponto com o objetivo de apresentar uma argumentação robusta e com muitos detalhes que confirmem a sua tese.

Na etapa final, lembre-se de dizer o que você deseja da pessoa que ouve você. Você pode desejar que ela compre algum produto, que vote em você ou acesse um site. Direcione o público e não se esqueça: assim como em um filme, é do final que eles vão se lembrar.

Tendo essas etapas em mente e organizando o pensamento nessas três “caixas”, você conseguirá saber exatamente em que parte da apresentação você está e, com isso, terá mais segurança e controle em seus discursos. Desejo muito sucesso e excelentes apresentações.

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Guilherme Miziara

Guilherme Miziara

Guilherme Miziara é formado em Comunicação Social pela Universidade Estácio de Sá, pós-graduado em Comunicação Empresarial pela Universidade Cândido Mendes e mestrando em Sistemas de Gestão pela UFF (Universidade Federal Fluminense). Professor do CERS – Complexo de Ensino Renato Saraiva, tem diversos cursos na área de Comunicação pelo Ibmec e pela Fundação Getúlio Vargas, curso de negociação pela FGV e trabalha há mais de 10 anos com comunicação e oratória atendendo empresas de grande expressão.
31-08-2016 |

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