Matérias e Colunas

Hidroponia: produtos frescos e saudáveis

Hidroponia-interna cópia
Foto: arquivo pessoal

Você já ouviu falar em alimentos hidropônicos? Embora sejam muito confundidos, não, eles não são o mesmo que alimentos orgânicos (que são cultivados com o uso de terra, ao contrário dos hidropônicos). Cada vez mais desenvolvida, a hidroponia apresenta diversas vantagens, como, por exemplo, a economia de água (utiliza-se apenas cerca de 30% do cultivo tradicional), melhor aproveitamento da área do cultivo e um produto que pode chegar na mesa do consumidor em um tempo muito curto entre a colheita e a entrega.

Ficou interessado? Conversamos um pouco com o Victor Martins, responsável pela Horta do Papai, que cultiva e entrega alimentos hidropônicos para restaurantes e famílias interessadas, e tiramos algumas dúvidas sobre essa novidade. Confira:

O que são os produtos hidropônicos?
A Hidroponia é uma técnica de cultivo na qual a planta se desenvolve através de uma solução (água pura + micro e macronutrientes) sem a presença da terra. Devido aos avanços tecnológicos e a muitos estudos, hoje temos muitas empresas especializadas e profissionais experientes. Resumidamente, explicando como funciona o sistema, podemos subdividi-lo em 3 fases: germinação (as sementes são colocadas em placas e levadas para um quarto escuro), período de 2 a 5 dias, quando, após estarem germinadas, as placas são levadas para a mesa de germinação onde ficam se desenvolvendo por mais 4 a 10 dias, e, por fim, entram nos sistemas das bancadas para se desenvolverem até a colheita.

Como surgiu a ideia de produzi-los?
A Horta do Papai surgiu da iniciativa do meu irmão (Gustavo Martins), que começou com um projeto caseiro (terreno de 100m² na casa dos meus pais), com o objetivo de atender a nossa família e a de alguns amigos. Gostei tanto da ideia que começamos a estudar e elaborar um projeto mais amplo. Com a colaboração de um amigo e consultor, o engenheiro agrônomo Glaucio Genuncio (hoje, um dos principais nomes da Hidroponia no Brasil), estamos com aproximadamente 2.000m² de estufas teladas e cobertas, de alta tecnologia. Uma capacidade de aproximadamente 20.000 plantas por mês.

Qual a diferença entre hidropônicos e orgânicos?

Muitas pessoas ainda não sabem a diferença entre o cultivo hidropônico e o orgânico. No sistema orgânico, as hortaliças são cultivadas na terra, com adubação orgânica (esterco bovino, farinha de ossos e cinza de madeira, para adubação de N, P, K) e com controle de pragas com base no uso de defensivos naturais. Já o cultivo hidropônico utiliza sais minerais inertes, com adubação equilibrada de acordo com a necessidade das plantas. No controle de pragas e doenças, os produtores hidropônicos utilizam-se dos mesmos conceitos de controle natural da agricultura orgânica, uma vez que os defensivos alternativos apresentam maior eficiência em cultivos protegidos – estufa.

E os benefícios para a saúde, quais são?
As plantas hidropônicas normalmente são bem valorizadas no mercado, pois apresentam algumas vantagens: plantas bonitas, sadias, muito limpas, saborosas, e, por termos um sistema de estufas teladas e cobertas, existe um controle maior contra doenças e bichos. No caso da Horta do Papai, temos um grande diferencial que é estar perto dos nossos clientes (nos localizamos em Ilha de Guaratiba). Devido a essa boa logística, o nosso produto sai da Horta direto para a casa das famílias e dos restaurantes, sem intermediários, garantindo um produto fresco (vivo) e com uma durabilidade espantosa. Colhemos o produto no dia da entrega, garantindo um excelente produto, o que é muito difícil encontrar em um Hortifruti ou mercado. Nossos clientes percebem de imediato essa diferença.

Como é feito o esquema de entregas? As encomendas são feitas por onde?
Atendemos restaurantes e famílias que moram nas proximidades (Barra e Ilha de Guaratiba, Recreio dos Bandeirantes, Barra da Tijuca até a altura do Alfa Barra e até o Rio 2 na Abelardo Bueno). Fazemos entrega todas as segundas e quintas. Atualmente, produzimos vários tipos de alface (crespa, crocante, roxa, mimosa e minialfaces holandesas), rúcula, manjericão francês, manjericão italiano, cebolinha, salsa, coentro, agrião, tomate cereja e tomate Grape. Nosso contato é feito pelo Facebook, pelo meu perfil (Victor Martins) e pela nossa página, que é Horta do Papai – Colhendo saúde. Também temos WhatsApp: 98832-0005.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!