Importância da Oratória para Políticos

0
politicals-interna cópia

Foto: DonkeyHotey via VisualHunt.com / CC BY-SA

Mesmo com a proximidade das Olimpíadas, um dos temas mais debatidos nos dias de hoje é a política, pois as eleições vêm logo em seguida. Mas não, não vamos falar de política no primeiro dia de nossa coluna, e sim sobre comunicação. A ideia é aproveitar o tema em voga e mostrar como a comunicação clara e concisa de ideias pode fazer toda a diferença na interpretação da plateia. Abordarei algumas técnicas que os políticos utilizam para que consigam se expressar para um público tão grande e heterogêneo. Com isso, quero mostrar como você pode utilizar algumas técnicas dessas em seu trabalho e, mais ainda, como não ser influenciado por aquele candidato que não quer melhorar nossa sociedade e que deseja somente o seu voto!

Como eles precisam abordar temas complexos, você vai perceber que, em debates, por exemplo, eles começam suas respostas agradecendo ao outro candidato pela pergunta. Essa técnica é utilizada para ganhar tempo e elaborar a resposta de forma mais organizada. Enquanto agradece, aproveita para ganhar tempo e construir o raciocínio para não só responder a pergunta, mas também inserir na resposta aquilo que é importante para ele.

Outro item que chama a nossa atenção é que o candidato parece estar olhando diretamente para você na hora que ele fala, como se estivesse conectado a você. Para fazer isso, ele não responde olhando para quem fez a pergunta e sim para a câmera. Quando você tem público na câmera, ou seja, assistindo de algum lugar por meio da câmera, você precisa olhar na lente para dar a ideia de que está olhando nos olhos da pessoa. É muito comum quando as pessoas fazem gravação em seus celulares em algum momento de lazer (um show, um comentário, uma gravação de vídeo para algum conhecido) olharem para a tela do celular e não para a câmera. Isso dá a ideia de que você está olhando para baixo e não nos olhos de quem assiste. Isso ocorre bastante, também, quando o político vai realizar gravações para a propaganda eleitoral e parece que está lendo (e muitas vezes está!) algo ao lado. Lembre-se de que olhar para as pessoas é fundamental para se conectar, afinal, você já deve ter passado pela situação desconfortável de conversar com alguém usando óculos escuros e parecer que essa pessoa não está prestando atenção em seu conteúdo.

Um recurso muito utilizado também é a utilização de exemplos e histórias. Nem todas as pessoas dominam os números sobre o desenvolvimento do país e da economia. Por essa razão, os políticos valem-se de analogias, metáforas, exemplos e histórias para que as pessoas consigam compreender rapidamente o que está sendo dito. Normalmente, associam com algo relacionado à família ou alguma situação do cotidiano. Falam “imagine você chegando do seu trabalho e seu filho vindo te abraçar…” e aí contam uma história para facilitar a compreensão do tema. É como a previsão do tempo: não adianta saber se a cidade entrou na “zona de convergência do Atlântico Norte”. Você quer saber se vai dar praia ou se vai chover!

Por último, mas ainda muito importante, é que dificilmente você vai ver um político usando roupas de grifes renomadas. Apesar de ter que mostrar sucesso, se ele estiver muito bem arrumado visitando uma comunidade, por exemplo, pode afastar os eleitores. A roupa deve estar adequada ao ambiente. Um político que é treinado pode ser visto no mesmo dia com uma calça jeans e camisa polo em uma visita a uma associação de moradores e à noite de terno impecável falando para empresários do setor financeiro. Adequação é fundamental para trazer proximidade e fazer com que as pessoas abram os ouvidos para as propostas que serão apresentadas. Primeiro, você “compra” a pessoa; depois, a ideia que ela traz.

Desejo que você observe esses pontos na hora de votar e que saiba entender os mecanismos de comunicação presentes nas campanhas. Como em todas as profissões, existem profissionais sérios e outros não tão sérios assim, mas entendendo o que influencia sua decisão ficará muito mais fácil tomar a atitude correta e ajudar a transformar nossa sociedade para melhor. Boa comunicação, utilize as técnicas em seu trabalho, em sua casa e com seus amigos, e sucesso!

232,093 total views, 2 views today

(Visitado67 vezes, 1 visitas hoje)

The following two tabs change content below.
Guilherme Miziara

Guilherme Miziara

Guilherme Miziara é formado em Comunicação Social pela Universidade Estácio de Sá, pós-graduado em Comunicação Empresarial pela Universidade Cândido Mendes e mestrando em Sistemas de Gestão pela UFF (Universidade Federal Fluminense). Professor do CERS – Complexo de Ensino Renato Saraiva, tem diversos cursos na área de Comunicação pelo Ibmec e pela Fundação Getúlio Vargas, curso de negociação pela FGV e trabalha há mais de 10 anos com comunicação e oratória atendendo empresas de grande expressão.
12-07-2016 |

Deixe uma resposta

Todos os direitos reservados Utilità, Desenvolvimento evo.ag.
Pular para a barra de ferramentas