Matérias e Colunas

Benefícios dos vegetais congelados

vegetals-interna cópia
Photo credit: katerha via VisualHunt.com / CC BY

O dia a dia estressante e o corre corre de casa para o trabalho, principalmente das mães profissionalmente ocupadas, não deixa tempo para ir comprar os ditos alimentos frescos diariamente. Assim, muitas famílias acabam por adquirir legumes e vegetais congelados por ser a única forma de tê-los frequentemente em casa. É importante lembrar que não é por ser congelado que o alimento perde as suas características nutricionais, afinal “congelar é sinônimo de preservar”. Congelados a menos de 18°C, que é a temperatura do freezer, os microrganismos param de se desenvolver e não estragam o alimento.

O congelamento freia o processo de deterioração, porque faz diminuir a velocidade de muitas reações enzimáticas que oxidam o alimento, alterando a cor, o sabor, a textura e os nutrientes. Quanto mais rápido o processo de congelamento, mais bem preservados ficarão os nutrientes.

Além de oferecer a mesma capacidade nutritiva que os alimentos recém colhidos, os alimentos congelados também demoram mais tempo para estragar. Alguns deles já vêm lavados e cortados, o que facilita o preparo. Economicamente falando, ao conservar os alimentos congelados, você não corre o risco de ter que jogá-los fora devido ao rápido apodrecimento.

É fundamental que a aquisição seja bem feita. Ao comprar o produto, devemos estar atentos e observar a embalagem. Caso, no interior da embalagem, se encontrem cristais de gelo, devemos rejeitar a mesma, pois significa que a cadeia de frio foi interrompida e esses alimentos sofreram algum grau de descongelamento.

Os vegetais congelados são uma opção prática, saudável e podem compor uma refeição de altíssima qualidade nutricional.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!