Benefícios dos vegetais congelados

0
vegetals-interna cópia

Photo credit: katerha via VisualHunt.com / CC BY

O dia a dia estressante e o corre corre de casa para o trabalho, principalmente das mães profissionalmente ocupadas, não deixa tempo para ir comprar os ditos alimentos frescos diariamente. Assim, muitas famílias acabam por adquirir legumes e vegetais congelados por ser a única forma de tê-los frequentemente em casa. É importante lembrar que não é por ser congelado que o alimento perde as suas características nutricionais, afinal “congelar é sinônimo de preservar”. Congelados a menos de 18°C, que é a temperatura do freezer, os microrganismos param de se desenvolver e não estragam o alimento.

O congelamento freia o processo de deterioração, porque faz diminuir a velocidade de muitas reações enzimáticas que oxidam o alimento, alterando a cor, o sabor, a textura e os nutrientes. Quanto mais rápido o processo de congelamento, mais bem preservados ficarão os nutrientes.

Além de oferecer a mesma capacidade nutritiva que os alimentos recém colhidos, os alimentos congelados também demoram mais tempo para estragar. Alguns deles já vêm lavados e cortados, o que facilita o preparo. Economicamente falando, ao conservar os alimentos congelados, você não corre o risco de ter que jogá-los fora devido ao rápido apodrecimento.

É fundamental que a aquisição seja bem feita. Ao comprar o produto, devemos estar atentos e observar a embalagem. Caso, no interior da embalagem, se encontrem cristais de gelo, devemos rejeitar a mesma, pois significa que a cadeia de frio foi interrompida e esses alimentos sofreram algum grau de descongelamento.

Os vegetais congelados são uma opção prática, saudável e podem compor uma refeição de altíssima qualidade nutricional.

 851 total views,  1 views today

(Visitado51 vezes, 1 visitas hoje)

The following two tabs change content below.
Bruna Freire

Bruna Freire

Nutricionista graduada pela Universidade Gama Filho (UGF) em 2008. Pós-graduada em Terapia Nutricional pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e em Qualidade Alimentar e Nutricional em Serviços de Alimentação pela UGF. Apresentação do trabalho “Alimentação Show de Bola” sob a forma de pôster no IX Seminário Nutrição em Saúde  Coletiva: Tendências e Desafios. Participação na matéria da Revista Unimed Brasil em 2013. Especialista em Personal Diet. Trabalha na Golden Foods desde outubro de 2015 no departamento de Qualidade.
Bruna Freire

Latest posts by Bruna Freire (see all)

06-07-2016 |

Deixe uma resposta

Todos os direitos reservados Utilità, Mantido por RT Soluções.
Pular para a barra de ferramentas