Coaching para Micro e Pequenas Empresas

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Foto: reynermedia via Visualhunt.com / CC BY

A economia mundial e o cenário empresarial global vivem momentos de intensa e rápida transformação. Para acompanhar o desenrolar desse contexto, as empresas e seus líderes precisam ter atitude, agilidade, gerar mudanças para resultados e estimular a alta performance. Dotá-los de uma nova dinâmica é algo imperativo e inadiável. Não é uma questão de trabalhar mais, mas, sim, de trabalhar melhor.

As novas demandas do mercado exigem a renovação de habilidades e comportamentos que nem sempre são facilmente desenvolvidos e praticados. E essas situações não são raras no mundo empresarial, marcado pela pressão, competição e cobranças constantes por resultados. Estes fatores tendem a gerar estresse, falta de confiança e de solidariedade e até sabotagens.

Especificamente em micro e pequenas empresas, os empresários tendem a ser mais exigidos, pois a maioria das questões ligadas à gestão tendem a estar centralizadas em suas mãos. Esses gestores podem se beneficiar de ter alguém com quem possam debater ideias, novas perspectivas, anseios, explorar novas visões, etc. O relacionamento confidencial com um coach dá a oportunidade de examinar e discutir questões que não seriam possíveis com outras pessoas da empresa.

Coaching nunca foi tão necessário para as empresas quanto hoje, pois incentiva a criatividade, o desempenho inovador e a flexibilidade, dando às micro e pequenas estruturas uma vantagem competitiva e um meio eficaz de operar em ambientes de contínua mudança. Apesar de não fazer milagres, propicia aos empresários a possibilidade de descobertas surpreendentes a respeito da própria empresa e dos seus processos internos. São estas descobertas que farão com que eles utilizem melhor os recursos que já possuem ou que venham a possuir.

No cenário político e econômico em que vivemos, agregar valor, maximizar resultados, otimizar processos e recursos e reduzir gastos são lemas daqueles empreendedores que alcançam o sucesso. Nesse contexto, o Coaching Empresarial surge como um grande aliado e que consiste em auxiliar, através de técnicas e ferramentas de coaching, a análise, de maneira estruturada, o negócio e a operação como um todo. Nesse processo, o foco é ajudar a empresa a ir até onde ela pretende chegar, em um determinado período de tempo, pois os alvos são as atividades que lhe trarão maior retorno. Auxilia, ainda, na tomada de decisões mais bem fundamentadas e lucrativas, através de desenvolvimentos de planos e ações para atingir seus objetivos.

Mas, quando é a hora de acionar um coach?

> Quando se está perdendo tempo pra organizar e tornar eficientes os processos da empresa;
> Quando se dedica mais tempo para o negócio do que gostaria, comprometendo a qualidade de vida e o bem-estar da família;
> Quando se tem uma equipe que não trabalha de forma comprometida;
> Quando gostaria de crescer nos negócios ou diversificar os seus investimentos.

Também fazem parte do escopo do Coaching Empresarial entender – de verdade! – missão e visão da empresa, conhecer as limitações e pontos de melhoria, identificar as crenças limitantes que a impedem de se alavancar de forma sustentável.

O processo tem algumas etapas, a saber:
> Start do projeto – é realizado um diagnóstico baseado no alinhamento com o empresário para identificar oportunidades de melhorias na estrutura organizacional e alavancar os resultados financeiros.
> Criação do plano – com base nas informações obtidas, são estabelecidos, em conjunto, metas, estratégias, ações, executores e prazos.
> Accountability – acompanhamento periódico, pelo empresário e pelo coach, dos critérios que permitem medir o sucesso do programa.

Algumas áreas são mais comumente submetidas a este processo:
> Estratégia e Objetivos
> Liderança e Gestão de Equipes
> Vendas e Marketing
> Desenvolvimento e Inovação

Dependendo da realidade da empresa, do seu estágio atual e do que se pretende potencializar, o coaching poderá englobar a dinamização de uma ou mais das áreas acima referidas, podendo envolver o dono, gestores ou mesmo vários setores na organização.

Os benefícios do coaching são muitos, mas alguns deles são:

> Produtividade geral – 53%,
> Atendimento ao Cliente – 39%
> Redução de reclamações de clientes – 34%
> Retenção de executivos – 32%
> Redução de custos gerais – 23%

O coaching, esta prática que já existe há décadas, já demonstrou que é útil para alcançar resultados extraordinários para pessoas e organizações. O que está impedindo sua empresa de dar um salto qualitativo e quantitativo? O que você está esperando para contratar um coach e caminhar a passos largos para a excelência?

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Alexandre Prado

Alexandre Prado

Alexandre Prado é coach, consultor, especialista em finanças, escritor e professor de cursos na área de desenvolvimento humano e organizacional, além de CEO da Núcleo Expansão. Tem no currículo sólida formação acadêmica, incluindo especializações em Nova Iorque, Boston e Oxford, e vasta experiência como alto executivo de empresas nacionais e multinacionais.
05-07-2016 |

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