Uma imagem vale mais do que mil palavras: sua imagem fala por você!
Essa frase não é minha, infelizmente, e, apesar de ter se popularizado, esta expressão é de autoria do filósofo chinês Confúcio, e era usada para transmitir a ideia do poder da comunicação através das imagens.
Se estamos falando em imagem pessoal no mundo corporativo, estamos nos referindo ao alinhamento de, pelo menos, três condições essenciais: aparência, comportamento e comunicação verbal.
É preciso se preocupar em trabalhar todos, de forma que a percepção sobre você seja única no que diz respeito à modelagem de sua marca. É necessário que haja coerência entre como você se veste, se comporta, o que diz e como diz.
É necessário que a sua imagem esteja conectada com a identidade e os valores de sua empresa para que você possa mais facilmente desenvolver a percepção do seu público sobre aquilo que é importante para você. O que você quer que ele saiba sobre sua empresa? Que espécie de mensagem positiva você quer que ele perceba? Você precisa ser seu melhor cartão de apresentação.
Desenvolver competências técnicas e saber tudo sobre seu produto ou serviço, mas sem se preocupar com a sua imagem pessoal, que vai além de estar bem vestido ou não, pode comprometer e muito a imagem da empresa e a sua própria trajetória de carreira.
O seu comportamento fala muito sobre você. Já escutou essa frase? Pois é, essa é mais antiga ainda e a usamos constantemente em nosso dia a dia para analisar e – por que não? – julgar outras pessoas do nosso convívio, seja de forma profissional ou pessoal. Baseado em nossa própria experiência, podemos mensurar o quanto somos medidos por isso também. Não é verdade?
Passamos a maior parte do nosso tempo no ambiente de trabalho, convivendo com outras pessoas, sejam eles colegas de trabalho ou clientes. Por isso, a importância de nossas atitudes e como nos comportamos, até mesmo em momentos de descontração. É preciso estar sempre atento para não ir além.
Trabalhar a inteligência emocional pode ajudar a minimizar possíveis problemas. Conhecer seus gatilhos e suas emoções vai te permitir analisar e repensar posturas inadequadas que poderão comprometer sua imagem no futuro.
Você representa uma marca, uma empresa, uma instituição, portanto, todo cuidado com a imagem pessoal é pouco. Uma boa imagem, quando bem cuidada, reflete compromisso, segurança e responsabilidade, o que pode contribuir e muito para o crescimento profissional. Vista-se bem por dentro e por fora. Seu futuro agradece!
2,233 total views, 1 views today

Elaine Fucci

Latest posts by Elaine Fucci (see all)
- Quais os desafios para quem escolheu fazer uma transição de carreira? - 16-08-2016
- Competências profissionais valorizadas durante a crise - 11-07-2016
- Uma imagem vale mais do que mil palavras: sua imagem fala por você! - 04-07-2016
- Medo de fracassar paralisa, permita-se tentar - 16-05-2016
- Estar desempregado: aproveite o momento e reflita sobre a trajetória profissional - 26-04-2016