Matérias e Colunas

Desordem e Feng Shui

Photo credit: Avia Venefica via Visual Hunt / CC BY
Photo credit: Avia Venefica via Visual Hunt / CC BY

Você já se questionou a respeito da desordem? Afinal, o que é a desordem? Segundo o dicionário da língua portuguesa, de-sor-dem (des+ordem) é: falta de ordem; confusão; irregularidade; desalinho; barulho; briga; rixa. Agora, reflita que: tudo ao seu redor e em especial a sua casa espelha o seu interior. Sabendo que você está ligado a todas as coisas que possui por meio de finos fios de energia, você poderia dizer como está a sua energia ou a energia de sua casa? O que te permeia é a tranquilidade, o relaxamento e o bem estar? Se sua resposta for sim, sua energia está equilibrada e em harmonia com a natureza e a sua vida/casa/interior está em ordem. Mas, se for não, é porque há alguma desordem em sua vida/casa ou em seu interior (dentro de você). E você precisa identificá-la.

Observe se há, à sua volta, coisas que não usa e de que não gosta, coisas desarrumadas ou desorganizadas, muitas coisas em espaços muito pequenos, coisas quebradas ou inacabadas… Segundo o Feng Shui, essas coisas, dentre outras, criam estagnação e confusão, interferindo negativamente na sua vida. Existem pessoas que já se encontram em um estado tão crítico de desordem que ela já afetou suas vidas sociais lhes causando desconforto, vergonha e muito mal estar. Elas deixaram de convidar parentes e amigos a irem a sua casa (vivem isoladas) e entram em pânico se alguém chega sem ser convidado, ou simplesmente passam a maior parte do seu tempo na rua, só para não ter que chegar em casa e se deparar com sua dura realidade (a bagunça).

O bom é que, enquanto há vida, há esperança! O primeiro passo para mudar essa realidade é a aceitação. Olhe à sua volta, examine cada cantinho, o macroambiente (salas, quartos, cozinha, banheiros, carro, quintal, etc.), o microambiente (gavetas, armários, bolsas, etc.). Perceba onde e de que tamanho está a bagunça. Pequena? Ótimo! Muito grande? Aceite que em algum momento você perdeu o controle, mas que agora pode e irá mudar esse quadro! Pode ser que precise de um tempo para buscar ajuda profissional ou para reunir forças antes de pôr a mão na massa. Recomendo um livro excelente da Karen Kingston: “Arrume a sua bagunça com o Feng Shui e transforme radicalmente a sua vida”. E faça você mesmo toda a organização e limpeza necessária, seguindo sempre uma regra básica: 1 – Esvaziar o espaço; 2 – Limpar o espaço; 3 – Categorizar os objetos; 4 – Manter apenas os objetos que tenham utilidade e que você goste.     Aprenda a criar simbologia entre você os objetos de forma que só ficará em sua vida/casa todo e qualquer objeto que te transmita alegria, satisfação e bem estar. E, se quer ir mais longe, faça o mesmo em relação as pessoas e verá como tudo ficará muito melhor. Obrigada por sua atenção… tenha uma boa vida!

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!