Blogueiros precisam de marketing?

Entenda como a onda digital de blogs pode utilizar o marketing para melhores resultados

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Photo via Visual hunt

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O mundo online! A internet tem dominado de maneira devastadora toda a nossa maneira de pensar o mundo. Tudo que fazemos (ou quase), cedo ou tarde, atravessa o caminho da rede. E acredite se quiser, ainda tem muito mais para evoluir. Hoje em dia, assistimos televisão pela internet, pedimos comida pelos aplicativos, chamamos o serviço de táxi pelo celular, acessamos rotas para evitarmos trânsito, compartilhamos memórias, compartilhamos opiniões, formamos as nossas opiniões, pesquisamos a nível acadêmico, aprendemos receitas… Ufa! A lista é uma infinidade de oportunidades.
Uma dessas oportunidades é exatamente sobre o mercado que vamos abordar hoje: o mundo dos blogueiros. Espaço onde desconhecidos se tornam celebridades absolutas, como é o caso de Gabriela Pugliesi, Lalá Rudge, entre outras. A oportunidade é tão sedutora que essas pessoas abandonam suas antigas carreiras, ou as adaptam, para se dedicarem exclusivamente ao blog.
Essa profissão, considero que já podemos chamar assim, consiste em conversar de maneira mais íntima com o público que acompanha a página e apresentar um estilo de vida (fitness, na maioria dos casos), além de dar opiniões sobre moda, turismo, etc. Muitas vezes, as duas coisas acontecem simultaneamente.

Ao pensarmos nessas profissões, nos perguntamos como – e, sobretudo, por que – essas pessoas têm tantos adeptos interessados em saberem as opiniões dos blogueiros e qual o motivo de terem atraído tanta gente para si. Sim, essa é a pergunta de um milhão de dólares. Mas isso não significa que o marketing não possa dar algumas pistas de como esse processo acontece e, inclusive, se pode ser alcançado por blogs de menor expressão que almejam um lugar ao sol no mundo cibernético.

O marketing, por sua vez, busca justamente ser o mediador dessa oportunidade. É através dele que nós, os meros mortais, podemos nos tornar os deuses do Olimpo contemporâneo. Ou seja, com as ferramentas de marketing, sobretudo as digitais, podemos passar de internautas comuns para blogueiros célebres. Abaixo estão listadas algumas ações que podem ajudar você, que possui um blog, a fazer sucesso. Ou, até mesmo, a entender um pouco melhor o que é feito e como é feito o marketing nesse mundo dos blogueiros.

SEO: O primeiro não poderia ser diferente. A nomenclatura significa Search Engine Optimization. Em português, podemos traduzir como ferramenta de otimização de buscas. A função principal desse serviço é que a sua página da internet passe a entrar no “radar” dos buscadores (sobretudo o Google, claro) no melhor nível possível. A consequência de investir nesse serviço, quando o resultado é atingido, seria como se pessoas diferentes digitassem numa busca da internet “moda no Brasil” e isso fizesse com que o seu blog estivesse entre os primeiros ranqueados nos resultados. Essa técnica é geralmente feita por uma empresa especialista em marketing digital que ajustará a linguagem do seu site para que ele se torne “encontrável”.

Padronização das redes: Não raramente, aqueles que possuem um blog possuem também um Instagram, Facebook, Twitter, Snapchat, entre outros. Essas páginas têm mais chances de criarem uma conexão imediata a partir do momento que são utilizados o mesmo nome em todas as redes, as mesmas cores, o mesmo formato e a mesma linha de informações. Ainda que as redes dialoguem de maneira diferente com os frequentadores e leitores, elas precisam ter o fio que torna todas comuns entre elas. Mesmo que a imagem não seja postada no twitter e sim no Instagram, o twitter precisa estar tratando do mesmo assunto. É um caminhar de mãos dadas de todas as redes auxiliares do blog.

Links patrocinados: Esse investimento financeiro pode ter um apelo significativo, caso bem trabalhado. O Facebook e o Instagram oferecem esse tipo de serviço e não devem ser descartados. Quando uma postagem é extremamente interessante (independente do critério usado para definir interessante), ela pode ser “impulsionada” para que se torne ainda mais vista nas redes sociais, chamando sempre para o blog, claro. É uma maneira de se colocar no mapa das mídias digitais e aumentar o seu apelo e visibilidade onde os seus consumidores mais estão presentes.

Contato com outros blogueiros: Como boa parte das profissões, você conhecer as pessoas do seu meio e se relacionar com elas é fundamental para a sobrevivência. Isso não seria diferente no mundo online. Estar presente nos eventos dos quais o seu blog fala sobre, ser indicado ou citado pelos blogueiros que fazem parte do mesmo meio que você, são ações que geram credibilidade e podem expandir a sua marca.

 Conteúdo relevante: Nada do que foi dito acima terá tanta importância se o blog não possuir informações relevantes do tema abordado. Pegando carona no jornalismo, os critérios de noticiabilidade, tais como ineditismo, interesse público, interesse do público, inusitado e tudo isso melhor ainda se exclusivo. Ou seja, o importante é encontrar aquelas informações que o público do seu blog gostaria de saber mais, independente da linha editorial do mesmo.

Todas essas ações levam a um mesmo ponto de convergência: mais visibilidade. O que fazer com isso? Simples. Quanto mais visibilidade o seu blog tiver, mais força de formar opinião você terá. E quanto mais força para formar opiniões, empresas interessadas em expor os seus produtos na sua página não faltarão. Esse mercado gira em torno dos anúncios feitos pelo próprio blogueiro oferecendo produtos patrocinados por alguma empresa que acredita que os mesmos agregarão no seu objetivo de aumentar as vendas de tal artigo.

Espero que essas informações tenham sido úteis e, de alguma forma, clareado a maneira como enxergamos o marketing como uma ponte para o sucesso dos blogueiros que almejam a fama, o reconhecimento, o dinheiro ou tudo isso ao mesmo tempo.

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Renan Bernardes

Renan Bernardes

Renan Bernardes é brasileiro que vive em Portugal. Atualmente trabalha como consultor de comunicação e marketing para pequenas empresas brasileiras e portuguesas. No Brasil, se formou em Comunicação Social/Jornalismo e pós-graduado em Comunicação Empresarial & Marketing. É mestre em Marketing pelo ISMAI, em Portugal, e hoje cursa o doutorado em Comunicación e Interculturalidad na Universidade de Valência, na Espanha. Em ocasiões, é professor de cursos na área do marketing e administração na Djagora University, no Senegal.
13-06-2016 |

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