Matérias e Colunas

Como se arrumar em 15 minutos?

arrumar-interna cópia
Foto: Rubbermaid Products via VisualHunt / CC BY

Como seria sua vida se você abrisse o armário todos os dias pela manhã e conseguisse escolher um look charmoso e cheio de estilo? Se você tivesse certeza de que está bem vestida em todos os seus compromissos? Se conseguisse se arrumar rápido, tendo tempo para tomar café da manhã com a família? Se você pudesse se sentir bonita de verdade todos os dias? Eu sou Fernanda Fuscaldo, consultora de imagem e coach, fundadora do Clube das Mulheres Bem Vestidas, e meu trabalho é ajudar mulheres reais, como você, a serem bem vestidas todos os dias. Você sabia que a forma com que você separa suas peças faz toda diferença no seu visual final? Sim, você tem muita roupa, ela só está escondida no seu armário. E, pensando em como eu posso te ajudar a dar o primeiro passo hoje, agora, eu vou te mostrar na prática como explorar o seu próprio armário!

À primeira vista parece que o closet dos sonhos é aquele enorme, lotado, quase como uma loja, não é mesmo? Pois a receita para estar bem vestida todos os dias é bem mais simples… E olha, não tem receita padrão, como aquelas listas que vemos por aí, “X peças que toda mulher tem que ter”, ok? Quem tem muita roupa, esquece o que tem e acaba saindo sempre com as mesmas peças e daqui a pouco tempo se sente sem roupa. Aí sai, compra mais, enchendo mais o armário de mais do mesmo! Acho que você conhece esse ciclo, certo?

Com poucas peças, mas de qualidade, que funcionem para o seu dia a dia, que combinem entre si e que favoreçam seu tipo físico, é bem mais fácil se arrumar diariamente. O segredo para estar sempre bem vestida e se arrumar super rápido é só ter no armário o que te cai bem. É colocar inteligência dentro do armário. Quer saber como fazer isso? Coragem, vamos mergulhar no seu armário?

Passo 1) tire tudo do armário:
Dica: faça por grupos, partes de cima / partes de baixo e vestidos / acessórios e por aí vai. Fica menos cansativo e mais fácil de avaliar. Provavelmente, você não vai conseguir fazer tudo em um mesmo dia, mas é importante começar.

Passo 2) avalie:
São 3 avaliações: o estado da peça, caimento e estilo.
Verifique se as peças estão velhinhas, com bolinhas, barra poída. Roupa tem vida útil, se ela não está em bom estado não serve nem para ficar em casa! Sabe aquelas roupas que não te servem mais, estão apertadas ou largas demais ou ainda aquela que você olha e pensa “nossa, como fui comprar isso”? Não tem nada mais frustrante e “roubador” da autoestima do que se deparar todo dia com roupa que já não nos cabe ou mesmo combina conosco. Tira, sem dó! Garanto que você não vai sentir falta e ainda vai ficar bem mais animada na hora de se arrumar, pois só vai encontrar o que te cai bem. Funciona assim, em vez de se deparar com: “não me cabe, não gosto, e ah, sobrou essa”, passa a ser assim: “tudo é bacana, qual vou escolher?”. Você recebe só “sim”. Como você prefere começar o dia? Neste momento, aproveite para separar peças que precisam de ajustes. Aquela pense no cós, bainha, um botão que soltou. Deixando no armário, você não lembra de fazer e também não usa! Separe para levar em uma costureira e voltar a dar vida útil à peça.

Passo 3) reorganize:
Organize as peças por tipo, parte de cima e parte de baixo. Sem importar tecido, uso (roupa de sair / trabalhar) ou modelagem. Dentro do tipo, ordene por cor, da mais clara para mais escura, sem importar se tem manga curta ou longa, se é saia ou calça. Comece tirando o rótulo das peças, roupa de trabalhar, roupa de sair! Uma camisa social que vai ao escritório fica incrível como terceira peça com um short jeans no fim de semana, por exemplo. Ou a camiseta básica sob um blazer e belo colar fica ótima para o trabalho. Percebeu que, tirando o rótulo, você aumenta as possibilidades de combinações e ainda cria um efeito super bacana de high x low? Com esta forma de organizar, você consegue visualizar melhor o que tem, pensar mais claramente olhando para o armário, sem aquela confusão mental que um armário abarrotado causa, e ainda consegue usar uma mesma peça em diversas situações.

Para mais dicas de estilo para a vida real, acesse: www.fernandafuscaldo.com.br

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!