Como evitar a rotatividade de pessoal na sua empresa

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Criar estratégias de benefícios também é fundamental para a motivação dos colaboradores | Foto: VisualHunt

A rotatividade (também conhecida como turnover) é a média das admissões e de demissões nas empresas num determinado período. O índice de rotatividade sempre deverá ser observado, pois a cada saída de um funcionário, outro deverá entrar para ocupar o seu lugar, gerando um custo oneroso tanto de demissão quanto de contratação, e de todos os outros custos atrelados a este processo – como, por exemplo, as despesas com o recrutamento e seleção, integração, treinamento e outras possíveis despesas variáveis.

Um alto índice de rotatividade cria impactos negativos para a empresa, sobretudo na produtividade e satisfação dos demais colaboradores. Também indica que, se o índice está alto, é porque a empresa está gerando muitos desligamentos ou os colaboradores estão pedindo demissão e, assim, a empresa poderá estar perdendo seus talentos por não saber retê-los.

Mas como diminuir a rotatividade? Primeiramente, é preciso pesquisar para saber as causas que geram os pedidos de demissão. Uma das formas mais eficientes é a entrevista de desligamento, sendo que esta deverá ser opcional para o colaborador e deverá ser conduzida com discrição e tato pelo entrevistador. Vale ressaltar que a entrevista de desligamento não busca culpados ou problemas, mas sim oportunidades de melhoria, tanto para a empresa quanto para os colaboradores.

Alguns fatores, como a busca de salários e benefícios melhores, problemas de relacionamento com a liderança, a falta de reconhecimento pelo bom trabalho realizado, ausência de um plano de carreira e instabilidades econômicas, serão possivelmente evidenciados pela pesquisa. Isso oportunizará a elaboração de um plano de ação que amenizará ou eliminará alguns destes fatores.

Promover ações motivacionais, através de iniciativas que estimulam positivamente os colaboradores, fazendo com que se sintam mais valorizados, fará com que eles se empenhem em trabalhar mais. Criar estratégias de benefícios também é fundamental para a motivação dos colaboradores. Implantar um plano de saúde, participação nos resultados ou prêmios por desempenho certamente estimulará a permanência dos talentos nas empresas.

Realizar treinamentos e reciclagem periódicos, através de palestras, cursos e aperfeiçoamentos, além de qualificar a mão de obra de forma constante, faz com que os colaboradores se sintam mais valorizados.

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Cristiane Andrade

Cristiane Andrade

Cristiane Andrade é sócia da Flow Consultoria & Coaching, grafoanalista e especialista em Recrutamento e Seleção. Graduada em Administração de empresas, possui MBA em Gestão de Recursos Humanos e certificações internacionais pelo Instituto Brasileiro de Coaching. Andrade realiza análise de Perfil Comportamental certificada pelo Behavioral Coaching Institute – BCI e Professional and Self Coaching.
01-06-2016 |

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