Importância do networking para os negócios

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Foto: Fruitnet.com via Visualhunt.com / CC BY

Num mundo onde a conectividade aproxima as pessoas, encurta as distâncias e permite agilizar a tomada de decisões, quase todo lugar é uma boa oportunidade para, ao menos, começar uma conversa que poderá resultar em negócios. Sendo assim, esse primeiro contato poderá ensejar o início de um relacionamento mais duradouro. Certo? Mas por que é tão importante esse relacionamento profissional, o networking? E seu impacto para o sucesso da carreira e dos negócios?

O networking consiste em estabelecer relacionamentos com outros profissionais. A prática é baseada na troca de experiências e conhecimentos com o intuito de gerar oportunidades e criar vínculos profissionais entre as pessoas. No caso de pessoas, estabelecer contato não significa somente entrar em uma ou outra rede social (nem em várias!) e dizer que tem muitos “amigos” ou seguidores. Também não vale, onde quer que seja, sair distribuindo cartões de visita aos quatro cantos! No contexto corporativo, não basta distribuir itens de publicidade e brindes para clientes. O objetivo do networking é também agregar valores específicos, possibilitando otimizar resultados e criar soluções inovadoras.

Um erro bastante comum é que as pessoas pensam que trocar cartões de visitas em um evento ou ter um grande número de conexões em redes sociais diversas se traduz em um bom networking. Ledo engano! Relacionamento se constrói, se semeia, se rega e, quando maduro, possibilita colher benefícios mútuos. Para desenvolver e gerenciar uma boa rede de contatos profissionais, é importante interagir com as pessoas, ver e ser visto, ajudar e ser ajudado, sempre em mão dupla. Para manter uma conexão viva, uma comunicação recorrente é importante. Mesmo o lembrete de aniversário ou uma mensagem dizendo que lembrou da pessoa ao ler um artigo fazem a diferença. Um relacionamento se constrói através de credibilidade e confiança e pode demandar tempo, por vezes, até anos. E um escorregão pode destruir um relacionamento de anos!

Para ser lembrado pelas pessoas de sua rede, procure escutar e focar a atenção naquelas em quem vê potencial de relacionamento futuro, seja como fornecedor, parceiro de negócios, sócio ou funcionário.

Agora, o que definirá a força e a longevidade de um networking é a qualidade das conexões estabelecidas, não necessariamente a quantidade de pessoas com as quais está conectado. Em eventos (palestra, conferência, cursos), buscar o envolvimento com pessoas novas, em vez de se manter em grupos conhecidos, é aconselhável e salutar. Demonstrar interesse e construir uma conversa é essencial e pode revelar mais sobre oportunidades de crescimento que poderão ser aproveitadas futuramente.

O networking pode ser fundamental para o crescimento do um negócio, na medida em que novas oportunidades surgem dos encontros e das trocas de ideias. Parcerias são estabelecidas e negócios são celebrados. Sabe aquela máxima do “juntar a fome com a vontade de comer”? Então! Com um pouco de prática, o networking se torna cada vez mais valioso, expandindo a capacidade de formar relacionamentos sólidos, pessoais e profissionais. No mundo competitivo em que vivemos, aqueles que somam forças costumam ter maiores chances de êxito.

Sabendo da importância de se estabelecer uma boa rede de contatos profissionais, ter em mente alguns locais onde eles podem começar, alguns poucos usuais, é interessante: feiras e congressos, clubes e fóruns de executivos, fazendo outros negócios, celebrações (happy hours e festas), templos religiosos, em momentos de diversão (cinema, teatro, restaurante, livraria), dentre outros.

O networking pode ser um grande aliado ao sucesso profissional e pessoal. O importante é estar aberto para oportunidades que possam se converter em bons relacionamentos profissionais futuros. Mas, para isso, como em qualquer outro relacionamento saudável, deverá dedicar-se a ele! Pense nisso!

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Alexandre Prado

Alexandre Prado

Alexandre Prado é coach, consultor, especialista em finanças, escritor e professor de cursos na área de desenvolvimento humano e organizacional, além de CEO da Núcleo Expansão. Tem no currículo sólida formação acadêmica, incluindo especializações em Nova Iorque, Boston e Oxford, e vasta experiência como alto executivo de empresas nacionais e multinacionais.
19-05-2016 |

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