Matérias e Colunas

Inversion Method ou Inversão Capilar: mito ou verdade?

evandro-interna cópia
Foto: VisualHunt

Hoje, vou falar sobre essa técnica caseira e polêmica para estimular o crescimento dos fios. A técnica consiste basicamente em usar óleo vegetal para massagear o couro cabeludo fazendo movimentos circulares; em seguida, inclinar a cabeça para baixo e permanecer assim por cerca de 4 minutos. O processo é realizado durante sete dias e é seguido por uma pausa de pelo menos três semanas.

Mas será que esse método realmente funciona?

Muitas blogueiras de moda fazem postagens, inclusive com fotos de antes e depois, e dizem ter certeza absoluta do crescimento.

Porém esse método não é cientificamente comprovado. Sabemos que o crescimento do cabelo é determinado geneticamente e que o cabelo de uma pessoal saudável cresce, em média, um centímetro por mês. Outra questão é que os óleos de origem vegetal não têm propriedades de crescimento capilar, mas sim de emoliência dos fios, então, o indicado é que o produto seja aplicado apenas nos fios e não na raiz. Usar óleo no couro cabeludo todos os dias pode causar irritação por causa da oleosidade excessiva, causando coceiras e até feridas. Esse efeito colateral pode acontecer mesmo em casos em que o couro cabeludo não tenha tendência a ser oleoso.

Outra questão bem séria é que o procedimento de inversão capilar não deve ser realizado sem orientação médica em casos de labirintite e gravidez.

Então o que fazer para estimular o crescimento?

Uma alimentação balanceada e tomar pelo menos 2 litros de água por dia são fortes aliados na busca por um cabelo comprido.

Alguns alimentos que estimulam o rápido crescimento dos fios: salmão, pimentas amarelas, ovos, sementes de girassol, batata doce, abacates, amêndoas.

A massagem capilar durante o banho também ajuda a estimular o crescimento dos fios. Utilize sempre as pontas dos dedos e nunca as unhas, e faça movimentos circulares no local, a massagem absorve os nutrientes. Outra dica é usar tônicos capilares em vez de óleos; nas lojas especializadas em produtos para cabelos, existe uma variedade com diferentes preços.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!