Matérias e Colunas

Extrato da beterraba – Um energético Natural

Foto: Stacy Spensley via VisualHunt.com
Foto: Stacy Spensley via VisualHunt.com

A beterraba é uma planta originária do mediterrâneo, rica em açúcares, fibras e vitaminas benéficas à saúde. É um excelente estimulador das defesas do organismo, possibilitando uma recuperação mais rápida contra doenças.
Estudos recentes revelaram também que a beterraba melhora a absorção de nutrientes para dentro das fibras musculares, ajudando a gerar mais energia, eliminando as toxinas do corpo e mantendo mais eficiente a utilização do oxigênio. Ela contém alto teor de nitrito, que, quando entra em contato com o organismo humano, é transformado em nitrato, gerando óxido nítrico. O óxido nítrico ajuda a manter os vasos sanguíneos dilatados, deixando a pressão arterial normal, ajuda também a proteger o corpo contra doenças cardíacas.
Um dos maiores benefícios da beterraba está no fato dela ser um energético natural, os carboidratos presentes possuem carga glicêmica baixa, ajuda a manter e até a melhorar o desempenho do atleta durante os treinos, sendo também ótimo na recuperação pós-treino.
A beterraba possui potente ação oxidante devido à presença de beta-alainas, dentre as quais a betaína que aumenta a resposta anabólica do seu organismo ao treino. Cientistas da Universidade de Connecticut publicaram que os culturistas que tomaram 2,5Gr de betaína por dia durante seis semanas perderam massa gorda e ganharam massa magra. Os pesquisadores ainda descobriram que, quinze minutos depois do treino, a concentração de cortisol no sangue diminuiu e também verificaram uma concentração pós-treino significativa mais elevada de hormônios do crescimento.

Efeitos nocivos do cortisol
Redução das proteínas celulares dos músculos, gerando fraqueza e diminuição das proteínas celulares dos tecidos linfoides, levando a imunodepressão e aumento do apetite. Sugerindo que a betaína melhore o controle endócrino das vias anabólicas sobre as catabólicas, melhora através da bataína a sinalização anabólica e a síntese proteica no contexto da resposta a um período de exercício de resistência e de exercícios aeróbicos efetuados com intensidade máxima.

Beber suco de beterraba ajuda a aumentar a resistência física e permite que atletas se exercitem por até 16% de tempo a mais, segundo o estudo realizado pela Universidade de Exeter, na Grã-Bretanha. O nitrato ajuda a reduzir o consumo de oxigênio, diminuindo o ritmo que as pessoas chegam à exaustão, o que é bastante importante para os esportes de resistência. Alguns atletas de MMA fazem uso de extrato da beterraba, melhorando sua performance quando os combates são mais longos e, portanto, mais exaustivos.

Vantagens do extrato da beterraba
Aumento do tempo do exercício antes da fadiga, diminuição da percepção do esforço durante o exercício, melhora a potência e o trabalho muscular durante o exercício, aumenta a eficiência das vias metabólicas e oxidativas em fornecer substratos energéticos necessários para a contração muscular.
É importante sempre falarmos ou esclarecermos dúvidas em relação à suplementação, mostrando que uma suplementação consciente, conduzida por um profissional médico competente, gera saúde. No caso de atletas, melhora a performance física, mas sempre visando a saúde com qualidade de vida.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!