Pra que serve a assessoria de imprensa?

Entenda quais as reais responsabilidades e funções do assessor, e avalie se você precisa em seu negócio

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Foto: VisualHunt

O Assessor de imprensa – profissão que é composta por profissionais formados em comunicação, geralmente graduados em jornalismo e relações públicas, e gera, até hoje, dúvidas, indefinições e incertezas em diversos pontos de sua execução, na visão dos empresários contratantes. Dentre esses pontos, muitos não compreendem quais as reais obrigações do assessor, o que ele proporciona para o seu negócio e quais as garantias ele pode oferecer. Se você faz parte desse grupo (não tão seleto) de pessoas com as mesmas dúvidas, esse artigo é para você.

A profissão surgiu no início do século XX, nos EUA, com o americano Ivy Lee. Nessa época, ainda havia uma capacidade bem aquém de nos comunicarmos com a velocidade dos dias de hoje. Nesse período, Lee tinha um papel bem interessante em melhorar a reputação do impopular John Rockfeller (o que é uma bela história de gerenciamento de reputação e imagem, mas para um futuro artigo).

Esquecendo um pouco os românticos (ou nem tanto) dos primeiros anos do século passado nos Estados Unidos, vamos trazer essa conversa para os dias atuais. O que faz hoje um assessor de imprensa. E, como perguntamos no título, pra que ele serve?

Quando se fala em ter uma reputação bacana, ser bem visto e respeitado no mundo, sobretudo empresarial, é importante estar sempre atento ao que você vai transmitir para uma das grandes potências do mundo contemporâneo: a mídia. E é exatamente isso que o assessor de imprensa faz. Ele cuida da sua querida imagem nos veículos de comunicação.

Como isso acontece? Para tal, são necessários alguns passos. O assessor precisa, antes de tudo, conhecer o negócio quase tão bem quanto o próprio dono. Somente assim, será capaz de planejar as estratégias de comunicação. Isso significa: o que será comunicado, quando será comunicado, como será comunicado e, inclusive, o que não é para ser comunicado.

Uma vez que a estratégia é desenhada, mãos à obra! O profissional precisa elaborar o chamado “release”, texto sobre determinado assunto da empresa que tem o objetivo de ser entregue aos jornalistas. É ali que ele passa as informações principais do que o seu negócio tem de especial.

O assessor é responsável por saber para quais jornalistas comunicar. Ele vai garimpar todos os veículos que provavelmente gostariam de falar sobre os assuntos que você tem de bom. Ou seja, ele vai dar aquilo que você tem para aquele que precisa. Que beleza!

Já tendo o release pronto e os jornalistas definidos, é hora de fazer o contato com os mesmos e acompanhar todos os interesses que surgirão para entrevistas, matérias e publicações que ocorrerão (tomara!).

Ou seja, o assessor de imprensa fará o contato com os jornalistas por você, procurando sempre entregar o que há de melhor no seu negócio. Isso fará com que sua empresa tenha mais chances de sair na mídia, o que significa construir uma marca cada vez mais bacana e reconhecida pelo seu público-alvo que, consequentemente, impactará em uma melhor rentabilidade da empresa.

Ah, é claro, a assessoria de imprensa também é responsável por cuidar do seu negócio quando uma crise acontece. Chama-se gerenciamento de crise. Sabe como é, são aqueles deslizes quando a gente menos espera. Tipo um rato dentro do seu refrigerante, um vídeo pornográfico passando nas televisões da sua lanchonete ou um ataque de fúria de um de seus atendentes com um cliente.

Nem sempre conseguimos prever essas situações nada agradáveis. Portanto, nada como ter um especialista em comunicação para conseguirmos prestar o melhor esclarecimento possível na mídia e manter a reputação da nossa empresa devidamente compatível com o que queremos. Temos muito mais para falar sobre gerenciamento de crise. Mas isso será em outro artigo (mais um, eu sei, pode me cobrar depois).

O que podemos tirar desse texto é que o assessor vai ter que ralar bastante para te posicionar na mídia. Ou seja, cobre, pergunte, forneça informações para o seu assessor e o resultado vai aparecer.

E aí, você ainda acha que não precisa de um? Ou já está pensando em contratar alguém para o cargo? Como já dizia o Capitão Planeta: o poder é de vocês.

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Renan Bernardes

Renan Bernardes

Renan Bernardes é CEO da Bernardes Press Assessoria de Comunicação e responsável pelo marketing e comunicação da Djagora University, no Senegal. Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, pós-graduado em Marketing e Comunicação Empresarial pela UVA , cursando mestrado no ISMAI, em Portugal e professor na Djagora University. Também é autor do livro de filosofia/motivacional, O Reino.
27-04-2016 |

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