Matérias e Colunas

Conheça o Projeto Surf no Alemão

surfalemao-interna cópia
“O surf é mágico ainda mais para quem sempre gostou de atividades físicas ao ar livre” | Foto: divulgação

Idealizado por Wellington Cardoso, o projeto Surf no Alemão leva crianças e adolescentes de 8 a 17 anos que moram no Morro do Alemão para surfar no Recreio. Os pré-requisitos para participar são simples: estar estudando, ter boas notas e bom comportamento. Além do surf, as crianças ainda contam com passeios culturais a museus, teatros, entre outros.

Nessa entrevista com Fábio Quadra, professor do projeto, conhecemos um pouco sobre como a ideia nasceu e os efeitos que o esporte tem na vida desses meninos e meninas. Segundo ele, a atividade ajuda a cultivar a disciplina e o respeito não só pelo próximo como também pela natureza. Gostou da iniciativa? Confira:

Como nasceu o projeto Surf no Alemão?
O Projeto Surf no Alemão foi idealizado pelo Wellington Cardoso. Nascido e criado no Complexo do Alemão, teve a oportunidade de conhecer o surf. Tempos mais tarde, já saindo com maior frequência para a praia com sua prancha, despertou interesse um menino, que perguntou sobre o esporte e se ele e seu primo poderiam ir junto com ele. Vendo a felicidade dos dois, ele percebeu que poderia fazer isso por mais crianças. Até porque desde o início ele colocou algumas condições de melhoria de comportamento e bom desempenho na escola para merecer ir surfar.

Qual é a faixa etária das crianças/adolescentes que participam? Há algum pré-requisito para que possam participar?
Faixa etária de 8 a 17 anos, que estejam estudando, tenham notas boas e comportamento bom em casa e na escola. Toda sexta-feira tem que mostrar o caderno em dia. Além de não ficar até tarde na rua.

O que o surf proporciona para as crianças do projeto?
Primeiramente, disciplina, respeito ao próximo, à natureza e seus limites. Além de hábitos saudáveis, como dormir cedo, não comer besteira, etc.

Qual foi a maior dificuldade para criar e manter o Surf no Alemão? Há algum patrocínio?
Nossa maior dificuldade é a falta de patrocínio, nosso objetivo é ter um espaço nas redondezas do Complexo do Alemão, para atividades que englobem esporte e cultura.

São oferecidas outras atividades além do surf?
A atividade do surf é uma das ferramentas para ajudar no foco da disciplina e empenho. Levamos a passeios culturais, museu, teatro, etc. Dessa forma, a criança/adolescente cria novos prismas e expectativas para se desenvolver e assim mudar o seu mundo – e dos que estão ao seu redor, consequentemente.

Quais são os planos para o futuro do projeto?
Nosso foco agora é buscar patrocínio, estamos em gravações de um documentário que será lançado em 2017 pela Globo Filmes. Estamos confiantes para que o patrocínio venha e assim possamos expandir o projeto em outras comunidades

O que te levou a ser professor de surf?
Comecei a praticar esporte no mar com 12 anos com prancha de Bodyboard. Aos 18, ganhei minha primeira prancha de surf num sorteio de uma feira de esportes radicais. Ao mesmo tempo que começava a faculdade de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física, logo eu vi a possibilidade de trabalhar com o que eu gostava de fazer. Até meu trabalho de conclusão de curso foi sobre surf. Depois que me formei, a princípio, não tive a possibilidade de trabalhar com surf. Foi quando, em 2010, voltando de um intercâmbio que fiz para Austrália, fui fazer um curso de atualização de Personal Trainer no qual eu conheci o Luiz Azevedo, que me levou para o CADES (Centro de Aprendizagem e Desenvolvimento para o Surf), onde comecei a trabalhar e estou até hoje.

Como foi o seu primeiro contato com o projeto?
Foi lá no Cades que eu conheci o projeto. No início, eu só observava, logo depois pedi para ajudar e, a cada dia que passava, eu ia me envolvendo mais, tentando ajudar não só com as aulas, mas com o que as crianças estavam precisando (roupas, alimentos).

Como o esporte mudou a sua vida?
O surf é mágico ainda mais para quem sempre gostou de atividades físicas ao ar livre. A interação com a natureza vira uma terapia. O surf pede que você tenha hábitos saudáveis, como dormir cedo, evitar bebidas alcoólicas, não fumar e fazer exercícios de fortalecimento muscular e das suas articulações. Além de atividades aeróbicas para melhorar seu condicionamento físico. Quanto melhor você cuida do seu corpo, melhor seu desempenho em tudo na vida. Surfista sente na pele quando descuida do corpo.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!