Como ser um criminalista de sucesso

0
criminalista-interna cópia

Foto: divulgação

Para ser um criminalista de sucesso, é preciso três qualidades: a primeira é saber e dominar o direito penal, o direito processual penal, o direito processual civil, o direito constitucional e algumas outras disciplinas úteis, como medicina legal e criminologia. Com certeza, uma base firme de conhecimento multidisciplinar, obviamente com ênfase nos saberes jurídicos mais pertinentes, é fundamental para o sucesso em qualquer carreira do direito, sendo muito mais para um criminalista, por conta dos valores tão caros e delicados envolvidos, em especial a liberdade individual. Do contrário, os erros de estratégia, de alegações e outros iriam popular todas as causas do advogado, levando a fracassos inaceitáveis.

Também é relevante praticar, realizar, fazer, em outras palavras, dar execução ao conhecimento, prática à teoria. Para tanto, é importante dedicação, comprometimento e organização, de forma, por exemplo, a não se perder prazos, a praticar os atos processuais sem pressa, permitindo maior empenho e qualidade em suas atividades. Por fim, não basta saber, nem fazer, se não parece que sabe ou que faz. Para uma carreira brilhante, a aparência é quase tão admirável quanto o ser. Neste sentido, é fundamental o zelo com os clientes em suas necessidades, ainda mais quando se trata do direito penal e da tensão que ele produz.

Sou obrigado ainda a apontar outro elemento, que não é qualidade, mas é tão determinante quanto as três apontadas, talvez até mais que elas: a sorte. Fazendo jocosamente uma analogia a Maquiavel, a virtú, isto é, as qualidades do governante são fulcrais, contudo a fortuna, a sorte, dá uma forcinha. O mesmo se dá para um advogado criminalista: mesmo com todas as qualidades, às vezes, o sucesso não chegará por falta de uma oportunidade de aplicá-las. Então, certamente, a sorte é uma bela aliada em nossa carreira.

 1,178 total views,  1 views today

(Visitado226 vezes, 1 visitas hoje)

The following two tabs change content below.
Rafael Faria

Rafael Faria

Rafael Faria possui 10 anos de experiência no mercado, pós -graduação pela escola da magistratura do Estado do Rio de Janeiro, foi admitido no curso de especialização em processo penal por respeitada academia francesa, auditor substituto do Tribunal Desportivo do Estado do Rio de Janeiro, professor de diversos cursos preparatórios para concurso público, membro da comissão de Política Criminal e Penitenciaria da Ordem dos Advogados do Brasil e é dono do escritorio Rafael Faria Advogados especialista em direito criminal!
18-04-2016 |

Deixe uma resposta

Todos os direitos reservados Utilità, Mantido por RT Soluções.
Pular para a barra de ferramentas