Matérias e Colunas

Mulheres: Administração do tempo e da vida

anacarolina-interna cópia
Foto: VisualHunt

Você já teve dias que não sabia por onde começar com tantas obrigações em tantas áreas diferentes na sua vida? Já se sentiu tão impotente a ponto de não conseguir mais pensar diante de tantas demandas?

A vida de nós mulheres na atualidade não tem sido mesmo nada fácil. Os ideais sociais são altíssimos e queremos atender a todos eles: queremos ser excelentes mães, profissionais, mulheres lindas e saudáveis, mas e o tempo? Há tempo para tantas exigências em nossa agenda? Como equilibrar a vida pessoal com a vida profissional?

Essas são questões corriqueiras que a maioria das mulheres se faz ao longo da vida. Mas será que além das enormes demandas sociais também não assumimos projetos em excesso e acabamos deixando de focar no que de fato queremos? Esse é um primeiro aspecto importante de análise. Será que estamos sabendo priorizar, escolher de fato nossos focos e diferenciar o importante, do urgente e do circunstancial? Saber administrar o tempo é algo fundamental para nós mulheres na atualidade. É necessário que se perceba o quanto estamos nos direcionando rumo ao que realmente nos importa e o que de fato vai fazer diferença em nossas vidas.

Um exemplo disso é uma atividade circunstancial como assistir telenovela. Se decidirmos assistir uma novela todos os dias significa que estaremos dedicando 1 hora por dia, 6 horas por semana, 24 horas por mês numa atividade que pouco nos acrescenta em termos realização e desenvolvimento. Se escolhermos, por exemplo, substituir a novela pela leitura de livros interessantes sobre algum tema que realmente nos interessa já teremos uma mudança enorme em nossas vidas.

Na vida, e muitas vezes sem perceber, estamos a todo tempo fazendo escolhas que vão impactar em nossa felicidade e no nosso tempo. Estar ciente dessas escolhas é um passo muito importante para a melhor administração da vida e gestão do tempo.

Desta forma é muito importante, em primeiro lugar, fazer um diagnóstico de todas as áreas da vida e descobrir o quanto estamos nos dedicando a cada uma delas e o quanto gostaríamos de melhorar em cada uma. Como está nosso trabalho, nosso relacionamento amoroso, a relação com os amigos, são exemplos de perguntas que precisamos nos fazer para conseguir analisar melhor como estamos nos colocando na vida no momento atual e onde gostaríamos de chegar.

A partir disso é possível começar a se pensar no que realmente queremos e quais as áreas e projetos prioritários. Saber, portanto, de forma consciente, quais são nossos desejos e sonhos e onde verdadeiramente queremos chegar. Quando temos isso em mente fica mais fácil direcionar o foco, administrar o tempo e planejar.
O planejamento é então a etapa seguinte. Fundamental para que possamos estar mais conscientes de como atingir os objetivos e em quanto tempo queremos e podemos fazer isso. Nos ajuda também a acabar com a sensação de que não sabemos por onde começar ou de impotência diante de demandas que não organizamos e por isso parecem difíceis demais ou, até mesmo, impossíveis de serem realizadas.

Um outro fator importante de se desenvolver é a capacidade de pedir, delegar e confiar no outro. Isso faz parte do reconhecimento de que o outro tem valor, que podemos abrir mão do controle e entregar nossa confiança a alguém diferente de nós, mas que pode ajudar com seus talentos e competências.

Quando reconhecemos que não somos as únicas pessoas que podemos fazer algo de forma satisfatória e que para ir mais além, nos damos permissão de não sermos perfeitas, isso é libertador. Saber que somos humanas, que erramos e estamos em pleno desenvolvimento é um insight muito importante. Uma lição profunda que precisamos aprender se queremos caminhar na direção de nossa missão de vida, de nossos sonhos.

Lembre-se!  Para ter equilíbrio nas diversas áreas da vida precisamos dar alguns passos fundamentais:  desenvolver o autoconhecimento, fazer uma administração do tempo eficaz, ter foco, planejamento e humildade para pedir ajuda quando precisamos, delegando ao outro um pouco do excesso que colocamos sobre nós. Passos que ajudam a equilibrar a vida e a trazer mais felicidade e realização.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!