Marketing, relações públicas, assessoria da imprensa, publicidade… afinal, do que meu negócio precisa?

Entenda as ressalvas e diferenças entre esses serviços de comunicação e saiba o que cada profissional faz pela sua empresa

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Saiba o que cada profissional faz pela sua empresa | Foto: VisualHunt

Quando falamos sobre marketing, relações públicas, assessoria de imprensa e publicidade, é normal criarmos uma confusão na nossa mente e misturarmos um pouco as principais atividades de cada uma dessas áreas. Principalmente, de qual desses serviços precisamos para o nosso negócio. Na continuação deste artigo, vamos compreender um pouco mais sobre os objetivos e visões dessas áreas da comunicação.

Dentre as ressalvas que são permitidas fazermos, numa linha geral, todas essas nomenclaturas se complementam e têm o objetivo final de agregar valor e alavancar o lucro da empresa. Ora, então isso significa que elas são parecidas, certo? Errado! O objetivo final pode ser o mesmo, mas isso não significa que percorram o mesmo caminho (árduo, por sinal) para que isso aconteça.

Cada um dos profissionais dessas áreas, de saída, já tem como primeira diferença a sua formação acadêmica. Algumas matérias se cruzam ao longo dos cursos, é verdade, mas esses são essencialmente diferentes. O assessor de imprensa se forma em jornalismo, enquanto os outros três se formam no curso correspondente ao nome: publicidade, marketing e relações públicas. Esse aparato inicial e carga de conhecimento que cada um dos quatro se abastecerá ao longo de quase meia década universitária será, inclusive, determinante para como olharão para a sua empresa e o que poderão fazer por ela.

Abaixo, um breve (bem breve mesmo) resumo do que cada um desses quatro pilares da comunicação empresarial pode (e deve) fazer pelo seu negócio e, sobretudo, de que maneira cada uma dessas funções agregará mais valor à marca em questão.

Marketing: Esse herói do meio do caminho entre exatas e humanas será o mais comprometido com pesquisas. Desde a opinião pública para um lançamento de um produto ou uma mudança na identidade visual, a função primaria do profissional de marketing é entender como o público funciona e reage à empresa e como ele pode modificar, se necessário, ou aumentar o branding. Através de suas pesquisas, pensa e elabora quais ações serão mais bem vistas para que as vendas disparem.

Relações Públicas: O profissional dessa competência tem como maior objetivo empresarial gerar valor de reputação. Não que os outros profissionais não pensem nisso, mas é o grande interesse dessa área. Desde questões internas, produção de conteúdo para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores, a um toque de carinho e um particular interesse em pensar e passar todas as grandes vantagens da empresa para o público externo. É uma área que pensa numa construção a médio e longo prazo da marca e como ela se dá extremamente bem com um bom relacionamento entre empresa e consumidores.

Assessoria de imprensa: Esse comunicador tem um papel determinante em nortear como a mídia jornalística verá seu negócio. Pode tanto despertar o interesse dos jornalistas, para que a empresa se torne notícia, quanto diminuir a má impressão da mídia quando algo não tão positivo acontece relacionado à marca. A construção da imagem diante dos jornais (sejam eles impressos, web, TV, rádio, etc.) não é, por nada, desprezível. Afinal, o que os jornalistas falam têm grande impacto na opinião pública, então seria ótimo falarem bem da sua empresa, certo?!

Publicidade: Por último e não menos importante (não mesmo!), esse profissional se ocupa de executar toda a beleza das suas propagandas. Desde as artes gráficas do seu negócio aos comerciais (sejam eles nas televisões, rádios, ou até mais modestos como um banner em um site) que vamos encontrar em toda parte. São os responsáveis por tornarem atrativo, suculento, interessantíssimo o seu negócio. É essa classe da comunicação que desperta aquela vontade de beber uma Coca-Cola em um dia de calor ou comer um Big Mac quando a fome aperta.

E aí, acha que conseguiu pegar o espírito da coisa? Deu pra ter uma ideia de qual desses profissionais você precisa para o seu negócio? Todos eles são fundamentais para o bom andamento da reputação da sua empresa e, claro, aumento das vendas dos seus produtos ou serviços. O que vale pensar é: “de qual deles eu vou precisar primeiro?”

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Renan Bernardes

Renan Bernardes

Renan Bernardes é CEO da Bernardes Press Assessoria de Comunicação e responsável pelo marketing e comunicação da Djagora University, no Senegal. Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, pós-graduado em Marketing e Comunicação Empresarial pela UVA , cursando mestrado no ISMAI, em Portugal e professor na Djagora University. Também é autor do livro de filosofia/motivacional, O Reino.
11-04-2016 |

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