Matérias e Colunas

Como se dar bem em uma dinâmica de grupo?

dinamica-interna cópia
Foto: Flickr

Quando estamos concorrendo a uma vaga de emprego, somos verdadeiros maratonistas, tendo que superar diversas etapas em busca de um ouro chamado “oportunidade”.

Nos processos seletivos, não é diferente, já que temos que vivenciar uma variedade de testes e avaliações que muitas vezes nos deixam inseguros pela quantidade e complexidade, em geral prolongados e cansativos. E um dos processos que integram esta maratona é a dinâmica de grupo.

Mas o que fazer quando nos deparamos com essa tal de dinâmica de grupo? Bem, o mais importante é que você seja verdadeiro e autêntico. Forçar um personagem pode culminar na sua eliminação, uma vez que os recrutadores são treinados para observar comportamentos.

Ser proativo é fundamental, já que as empresas buscam profissionais que devem ir além das expectativas e que acrescentem algo de novo. Ser proativo é apresentar ideias, expor-se, interagir, “botar a mão na massa” sem ser arrogante, ou seja, não deixar os outros falarem/fazerem, não aceitar a opinião dos outros, colocar-se como “sou o melhor”; isso certamente impactará de forma negativa em sua avaliação.

É importante ressaltar que muitas competências são observadas numa dinâmica de grupo. Dependendo da vaga, de antemão você poderá ter uma noção de quais destas são necessárias para exercer a função. Tente listá-las e reflita sobre como você pode se comportar para se destacar aos olhos do recrutador, mas lembre-se, seja verdadeiro! Não force um comportamento que não tenha.

Em geral, as competências avaliadas são a liderança, a comunicação, o espírito empreendedor, o conhecimento profissional, o cooperativismo, as aptidões, a personalidade, a inteligência e outras.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!