Matérias e Colunas

Empreender ou focar em concurso público?

concurso-interna cópia
Foto: Flickr /sigmadp2

Para descobrirmos se o profissional tem espírito empreendedor, muitas observações são necessárias, mas algumas já são suficientes para dar os indícios necessários. Os inquietos, os resilientes, os inconformados são geralmente empreendedores. Na verdade, é importante saber que o empreendedor nem sempre será um bom comerciante. Empreender é criar algo que gere um tipo de receita, que possibilite um crescimento, através da geração de empregos e, por conseguinte, de uma renda. Empreender não é somente criar um negócio ou um estabelecimento comercial. Empreender pode ser também em si mesmo. Aqueles que em um determinado momento se propõem a estudar para um concurso público podem ser entendidos como alguém que fez um investimento. Mas empreender é algo que fascina e motiva algumas pessoas. Para perceber o espírito empreendedor de algumas pessoas, podemos observar e entender que aqueles que veem oportunidades onde outros não percebem, e conseguem transformar isso em negócio, são os empreendedores natos. Alguns possuem até mais de um ramo de atividade e buscam investir infinitamente, criando, muitas vezes, holdings de negócios variados. Mas, para aqueles que não possuem o tino de empreendedor, a saída para prosperar é investir nos estudos e seguir carreira no serviço publico.

Sabe-se, ainda, que a iniciativa privada também é espaço para criar projeção e progredir como colaborador nas empresas e seguir a carreira. Sempre vale a pena investir em negócio como também em sua própria carreira. O serviço publico, que tem sua forma de ingresso através de concurso, apresenta-se como opção de emprego seguro e com a estabilidade que, muitas vezes, o negócio não passa. Apesar do desafio que se apresenta hoje, que é ser aprovado em um concurso público, é tão duro e desafiador que vale a pena refletir e decidir pelas características que se percebe em si mesmo – se o que se apresenta dentro das minhas características é empreender e investir em um negócio, esta será a escolha. Mas se o que busco é a tranquilidade e a estabilidade que só se encontra em um emprego público, me resta optar por horas e horas de estudos e dedicação total, quem sabe em tempo integral, pois a concorrência não é das menores e, assim, somente com estudos incessantes e afinco, pode-se chegar ao objetivo que pertence a todos os concorrentes.

Vale a pena salientar aos empreendedores que podem ter algum tipo de dificuldade na condução dos seus negócios, a criação de sociedades que sejam mais sólidas, onde as experiências e habilidades podem se fundir, visando um sucesso nos negócios. Nesses tempos de crise, onde cada dia é mais arriscado empreender, é que podemos observar os verdadeiros empreendedores, pois é na crise que se enxerga os negócios e muitos deles surgem exatamente em tempos de escassez. Até mesmo nos concursos que, em momentos de crise, também diminuem, fazendo com que a concorrência aumente, sendo preciso que a dedicação cresça na justa medida que se necessita para se alcançar o objetivo.

Empreender ou estudar para concurso? Ficar parado é que não dá. Escolher o que se identifica com o seu perfil e caprichar no modo de fazer, depois de medir, pesar e peneirar as vantagens e desvantagens de cada uma das opções. Depois de ter feito isso, é esforço concentrado – no caso de empreender, pesquisar o mercado, ver as concorrências que se apresentam no raio de atuação, as qualidades e as fraquezas dos seus concorrentes e procurar as brechas e oferecer produtos diferenciados com valores agregados e ir à luta. E, se a opção for para fazer concurso, cabe ao candidato escolher a área de sua maior afinidade, pensando não apenas em como ser aprovado, mas também o que virá depois, se na sua escolha de trabalho mora o prazer ou a identificação com o seu perfil para ser um brilhante servidor.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!