O período de adaptação

0
adaptacao-interna cópia

Foto: Flickr /kodomut

É chamado de período de adaptação, nas escolas de Educação Infantil, o tempo necessário para que a criança, que está ingressando pela primeira vez no mundo acadêmico, internalize a nova rotina que a espera.

Nesse momento, os pais têm que passar segurança para os filhos, ressaltando os pontos positivos que existirão na sua rotina, como, por exemplo, os novos amigos, as brincadeiras e as regras. A relação família-escola vai se construindo paulatinamente, na medida em que ambas vão sentindo mais confiança uma na outra.

No decorrer do processo, é comum algumas reações, como choro, retraimento, dor de barriga e alterações de humor. Durante esse período, é importante para a criança levar brinquedos ou objetos com os quais tenha uma boa relação afetiva para sentir-se mais segura.

Uma adaptação que respeita o tempo da criança é muito importante para que, mais tarde, ela tenha segurança de se lançar nas atividades e se apropriar dos desafios, desvendando e ampliando sua relação com o mundo.

 889 total views,  2 views today

(Visitado76 vezes, 1 visitas hoje)

The following two tabs change content below.
Renata Rocha dos Santos Visentin

Renata Rocha dos Santos Visentin

Pedagoga, 43 anos, atua na área de educação desde 1995. Hoje, é coordenadora do horário integral do Colégio Veiga de Almeida.
Renata Rocha dos Santos Visentin

Latest posts by Renata Rocha dos Santos Visentin (see all)

31-03-2016 |

Deixe uma resposta

Todos os direitos reservados Utilità, Mantido por RT Soluções.
Pular para a barra de ferramentas