Matérias e Colunas

Atenção para a Chikungunya

zika-interna cópia
Foto: Flickr /cdcglobal

Apesar do intenso bombardeio de informações sobre a relação da Zika com a Microcefalia, que obviamente traz um enorme impacto para o sistema público de saúde, e uma nova geração de crianças que necessitarão de atenção especial de seus pais, um outro fenômeno está tendo pouco destaque, mas também é de enorme impacto socioeconômico – a epidemia de Chikungunya.

Classificada também com uma febre eritematosa (pois também pode trazer manchas vermelhas para o corpo), apresenta os mesmos sintomas de uma dengue branda, mas é capaz de induzir quadros clínicos de artrites, que podem pegar juntas grandes e pequenas, uma só ou demais articulações. Esses quadros se iniciam junto à febre, mas persistem mesmo após o desaparecimento dos demais sintomas, e podem permanecer por mais de 6 anos, que foi o tempo máximo de observação de um dos estudos pioneiros britânicos, realizado nas Ilhas britânicas Reunion, onde mais de 150 pacientes desenvolveram formas crônicas de artrite, como a Artrite reumatoide, Espondilite anquilosante e outras formas ditas inespecíficas de Artrite. Diversos casos necessitaram do uso de corticosteroides e quimioterápicos como Metotrexate, e, em casos extremos, uso de Imunobiológicos como Anti TNFs para controle dos sintomas, exatamente como nos casos da doença que não são induzidos pelo vírus.

Então, fique atento: se você teve sintomas parecidos com a dengue e desenvolveu dores articulares muito persistentes, procure um Reumatologista o mais rapidamente possível, pois, quanto mais rapidamente for iniciado o tratamento, menor a chance de sequelas.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!