Matérias e Colunas

Como aumentar a produtividade da equipe?

marco-interna cópia
“Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá em equipe.” Provérbio africano | Flickr: /the-wanderers-eye

A primeira coisa que devemos pensar quando falamos em equipe é que um grupo de pessoas nem sempre é uma equipe. Para não ser, basta que, mesmo trabalhando com um mesmo objetivo final, as individualidades os egocentrismos, ciúmes e desentendimentos prevaleçam sobre o objetivo maior, que é alcançar metas e superar desafios conjuntamente. O poder de liderar equipes deve aflorar naquele que está a frente de uma equipe e a escolha desse líder deve ser feita naturalmente, primando, na hora da escolha, principalmente pela avaliação do quanto ele sabe servir.

Cabe ao Coach coordenar processos para a desconstrução de barreiras que geralmente surgem em disputas individuais dentro de um grupo de pessoas, barreiras essas que precisam ser efetivamente destruídas para, assim, tornarem-se uma equipe. Daí por diante, visando aumentar a produtividade, pode-se, inclusive, lançar desafios para que cada um dê o máximo de si mesmo a fim de alcançar uma maior produtividade através de incentivos e premiações. Descobrir o que a equipe mais deseja é também uma forma de incentivar os profissionais. É necessário descobrir as particularidades de cada um do grupo para fazer com que se sintam parte de “uma equipe”, para alcançar essa proeza.

Para isso, faz-se necessário um trabalho conduzido por um Coach, que irá usar de ferramentas de autoconhecimento individualmente, medindo o grau de satisfação e identificando potenciais em cada uma das pessoas que fazem parte do grupo e identificando a necessidade e a importância que aquele objetivo tem para ele individualmente, o grau de comprometimento que cada um deve ter com o alcance daquele objetivo e outros detalhes que precisam ainda ser afinados. Fazer uso da inteligência emocional para que as suas emoções sejam usadas em favor da equipe, especialmente desenvolver a capacidade de respeitar as diferenças de pensamentos, atos e comportamentos, desde que prevaleça durante o trabalho, adormecidas as diferenças e se sobressaiam as semelhanças. O Coach irá melhorar as individualidades através de suas práticas para que a equipe se fortaleça e aumente a produtividade.

Quando se tem mais de uma equipe, torna-se ainda mais fácil fazer com que cada uma delas aumente sua produtividade com a criação de uma competição saudável e com regras pré estabelecidas. Vejamos o exemplo encontrado no livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas” de Dalle Carnegie: querendo aumentar a produtividade, um dono de uma indústria que trabalhava em dois turnos, pelo dia e pela noite, resolveu, após a saída da turma do dia, escrever no chão da fábrica o número 35 bem grande no piso central, e daí esperou a reação da turma noturna que produziu 36 motores naquela noite e deixou escrito 36 no mesmo lugar onde havia 35. A turma do dia, ao chegar para o trabalho, avistou aquele enorme número 36 e trabalhou mais ainda e deixou escrito 37 para a turma da noite ver – o que se observa ser uma competição saudável que assim pode garantir crescimento e emprego para todos os envolvidos. Não basta fazer parte de um grupo de pessoas, tem que se ter desejos, comprometimentos, ações e resultados buscados conjuntamente e méritos divididos por igual.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!