Como não errar na escolha das cores da sua casa ou empresa

0
fabiane-interna cópia

Foto: Flickr /threedots

No processo de escolha de uma paleta cromática para design de interiores, é importante pensar em diversos aspectos que podem levar a uma escolha ser apropriada ou inapropriada. Seguem 5 considerações importantes antes de escolher suas cores:

1- Em primeiro lugar, avalie quem irá habitar esse lugar, ou utilizar este ambiente.
2- Depois, é importante pensar no tempo de permanência e na função do espaço.
3- Também é importante avaliar as peculiaridades do espaço, como, por exemplo, a altura do pé direito ou a luminosidade do local.
4- Outro ponto importante seria a quantidade da cor e o local onde ela será usada.
5- Avalie a cor em seu contexto – o que seus clientes acham sobre essa cor, aspectos culturais, sociais, pessoais, etc., devem ser levados em consideração.

Algumas cores em excesso podem gerar irritabilidade, como, por exemplo, o rosa. Uma pesquisa feita nos Estados Unidos mostrou que os homens se acalmam ao entrar em um ambiente completamente rosa, mas, depois de um tempo extensivo de permanência, eles se tornam extremamente irritados. Pessoas hiperativas, por exemplo, podem se tornar mais ativas, agressivas ou impacientes em ambientes com predominância da cor vermelha e pessoas com tendência a depressão podem se sentir mais deprimidas em ambientes com a predominância da cor azul. E o verde “hospital” que estaria ligado à cura, por exemplo, foi muito usado nesses ambientes e acabou sendo associado à dor.

Cores escuras em um local com o pé direito baixo ou pequenos espaços podem tornar esse espaço claustrofóbico. Já usado na forma correta pode gerar aconchego. Na hora de decorar, avalie se existe alguma cor que os clientes não gostem pois eles podem fazer associações negativas baseados em suas experiências pessoais.

Para evitar que um ambiente fique desagradável, defina uma cor como ponto de partida após avaliar todos esses pontos e depois crie sua paleta cromática, indicando a quantidade e onde estas cores serão utilizadas.

Isso pode fazer toda diferença, pois uma mesma cor poderá evocar sensações positivas ou negativas dependendo da proporção usada, o local, a forma como ela é aplicada e para quem ela foi escolhida.

923 total views, 1 views today

(Visitado67 vezes, 1 visitas hoje)

The following two tabs change content below.
Fabiane Mandarino

Fabiane Mandarino

Apaixonada pelo design, comunicação visual, moda e vida acadêmica. Trabalha como Consultora e Designer em seu negócio – a FAB Creative Solutions, além de educadora de moda e design no IED e em sua academia de criação — ACD.
16-02-2016 |

Deixe uma resposta

Todos os direitos reservados Utilità, Desenvolvimento evo.ag.
Pular para a barra de ferramentas