Matérias e Colunas

Como manter sua equipe motivada

chefe-interna
Foto: divulgação

Alguma vez você sentiu que sua equipe estava desmotivada e, mesmo após inúmeras tentativas, não conseguiu motivá-los novamente? Motivar é investir nas pessoas e isso é um dos maiores desafios de um líder ou gestor.

Pensando nisso, separamos algumas dicas importantes da Life coach Thais Prado, que vão contribuir nessa tarefa nada fácil:

1° Descubra o motivo pelo qual os seus colaboradores querem ser motivados por você. A realidade é que as pessoas só ficam motivadas para fazer o que é de seu interesse, portanto, faça com que encontrem pontos de identificação entre o seu próprio bem-estar e o da empresa.

2° Se você quer realmente motivar seus colaboradores, precisa descobrir por que elas fazem as coisas e quais são seus motivos e intenções. Afinal de contas, ninguém fica motivado com os objetivos e razões de outras pessoas. Então se pergunte: “se eu fizer isso, o que eu ganho?” A partir daí, você irá promover o propósito e o crescimento pessoal, fazendo com que cada colaborador entenda a importância de sua contribuição para a empresa.

3° Satisfazer o lado humano é a chave do sucesso. Descubra o que os estimula, e os impulsione a atingir seus objetivos. Se possível, faça uma pesquisa comportamental e peça sugestões de melhorias. As pessoas valorizam objetivos cheios de significados.

4° Diga o que espera das pessoas e seja específico. Quanto mais explicada e detalhada for a sua resposta, maior serão as chances dos colaboradores entenderem suas expectativas.

5° Encoraje seus colaboradores no quesito autoconfiança. Qualquer decisão que você tome, o importante é estimular a autoestima da sua equipe. Isso servirá como inspiração para cumprirem as tarefas que foram designadas.

6° Torne o ambiente de trabalho um local divertido. Um ambiente alegre ajuda a aliviar o estresse, a tensão, e reduz conflitos, unindo ainda mais sua equipe. Além disso, há uma ligação direta entre diversão e produtividade, criatividade, moral e satisfação. Em outras palavras, quando as pessoas se divertem no trabalho, veem a empresa como um local agradável, o que reforça a motivação e aumenta o desempenho e a produtividade.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!