Matérias e Colunas

A importância do horário integral nas escolas

horario-interna cópia
Foto: Flickr /jramspott

Hoje, o horário integral nas escolas vem como uma alternativa para as famílias que precisam de um horário estendido. Ele oferece benefício para as crianças, pois, nesse tempo, elas praticam atividades esportivas e vivenciam projetos ligados à arte, culinária, entre outras, que desenvolvem seu lado motor e criativo.

As crianças internalizam a rotina, e isso ajuda, também, na organização das tarefas, pois existe um horário específico dentro do qual as crianças fazem os deveres, e criam, assim, uma maior autonomia com o estudo.

Antes, o pai tinha que ficar em função das atividades exercidas pelos filhos, deslocando-se para levá-los à natação, às aulas de dança, etc. Hoje, esse pai tem a alternativa de deixar seus filhos com profissionais no mesmo lugar em que estudam, economizando tempo e centralizando sua necessidade.

Com o horário integral, as crianças permanecem mais tempo na escola. Por conta disso, possuem uma relação de confiança com a instituição e com o seu funcionamento. Ao contrário do que muitos falam, como chamar de “coitadinha” a criança que fica o dia inteiro na escola, ela aproveita bastante e se desenvolve muito em alguns aspectos emocionais. Almoçar e tomar banho na escola tornam-se uma rotina prazerosa para a criança.

O principal foco a ser mantido pela equipe que atende esse grupo de horário integral é saber lidar de forma harmoniosa com os grupos de crianças, pois elas pertencem a faixas etárias diferentes, e conduzir as atividades com profissionalismo, visando o melhor desempenho dos alunos.

É preciso, também, ter uma visão desse aluno como um todo e sempre valorizar e potencializar suas aptidões motoras ou artísticas. Ser profissional do horário integral é um privilégio para toda a equipe escolar.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!