Matérias e Colunas

Esportes Olímpicos na região

ESPORTES OLÍMPICOS
Apesar de não serem a paixão nacional brasileira, como o futebol, os demais esportes olímpicos ganham cada vez mais espaço e prometem ter uma busca maior depois dos Jogos. Na região, existem alguns centros que oferecem espaço para a prática de algumas modalidades, umas mais comuns e já bem conhecidas, outras nem tanto.

TÊNIS

segredinho2-interna cópia

É o caso do tênis. A Barra ganhou o Centro Olímpico de Tênis, que ficará como legado dos Jogos e promete estimular ainda mais a prática na região com instalações de nível mundial.

Enquanto isso, alguns adeptos do esporte treinam no Clube Ginástico Português, onde funciona a Academia Tênis Recreio desde agosto do ano passado. Hoje, a ATR recebe cerca de 100 alunos das categorias adulto, juvenil e abaixo dos 10 anos, com quatro professores.

À frente do Clube Ginástico Português desde agosto de 2014, quando fundou a ATR, Fábio Sampaio acredita que as Olimpíadas podem ser o incentivo para que muitos se engajem no esporte, que já teve Gustavo Kuerten como ídolo.

O esporte não é tão praticado pelo brasileiro por falta de organização dos clubes, das federações, da Confederação Brasileira de Tênis, do Comitê Olímpico e do Ministério dos Esportes, opina Fábio.

Para quem deseja praticar tênis na Barra, a modalidade também é oferecida no Clube Marapendi. Na região há 51 anos, o clube oferece ainda outros esportes olímpicos: natação e hipismo.

Filiado à Federação Equestre do Estado do Rio de Janeiro, o setor de hipismo do clube oferece todas as instalações necessárias para a prática do esporte, mas os professores são particulares e não vinculados ao Clube Marapendi.

Ricardo Rama, porta-voz do clube, acredita que os Jogos Olímpicos do Rio deixarão um legado que vai além das instalações físicas pela cidade: “A prática vai crescer em todas as modalidades”, diz ele.

NATAÇÃO

segredinho-interna cópia

Já a natação – um dos esportes que prometem trazer mais medalhas para o Brasil e que terá suas provas no Estádio Aquático Olímpico, uma instalação provisória – já é bastante procurado pelos brasileiros, desde a infância.

Na região, a Acqua Fitness, oferece a modalidade desde sua criação, há 18 anos, atendendo  alunos a partir dos seis meses, quando praticam a atividade junto com as mães.

Antônio Santos, dono da academia, também acredita que depois dos jogos não apenas a natação, mas também outras modalidades terão picos de procura:

Vai ter público assistindo, a mídia reforçando. Principalmente aqueles esportes nos quais o Brasil ganhar medalha. Apesar de não ser olímpico, ainda, acho que podemos usar como exemplo o surfe, que depois de Medina e agora Mineirinho, está ganhando mais espaço.

GOLFE
A região ganhou também instalações de golfe, o Campo Olímpico de Golfe, que até hoje é motivo de polêmica entre os ambientalistas. Ainda assim, o esporte, que chegou ao Brasil na segunda década do século passado, tem na Barra um de seus berços: o Itanhangá Golf Clube.

O clube, que já sediou o Aberto de Golfe do Brasil, em 1957, dispõe de 27 buracos em três campos. Além disso, também oferece programas de iniciação das crianças no esporte e de aperfeiçoamento de jovens jogadores.

SERVIÇOS

Clube Ginástico Português Barra
Av. Prefeito Dulcídio Cardoso, 200
Altura km 14 da Av. das Américas
Barra da Tijuca
Tels.: 2420-5410 / 2498-5096
secretaria@clubeginastico.com.br
facebook.com/atracademia

Clube Marapendi
Av. das Américas, 3.979
Barra da Tijuca
Tel.: 3325-2440
secretaria@clubemarapendi.com.br
facebook.com/Clube-Marapendi-1553427604947271

Acqua Fitness
Av. Aílton Henrique da Costa, 55
Recreio dos Bandeirantes
Tels.: 2490-1000 / 2490-4288
contato@acquafitness.com.br
facebook.com/acquafitnessrecreio

Itanhangá Golf Clube
Estrada da Barra da Tijuca, 2.005
Itanhangá
Tel.: 3883-8300
secretaria@itanhanga.com.br
facebook.com/itanhangagolf

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!