Matérias e Colunas

A escolha da primeira escola

andreia-interna cópia
O primeiro passo é listar tudo aquilo que você espera de uma escola | Foto: Flickr /tabor-roeder

Na maioria das escolas, o ano letivo de 2016 começa na primeira semana de fevereiro, antes do Carnaval, mas muitos pais já começaram a maratona de visitas às instituições. Escolher a primeira escola para o filho não é uma tarefa muito fácil. Principalmente, quando o aluno ainda é um bebê e o primeiro filho do casal. Fica a dúvida: como escolher a melhor creche, a melhor instituição de ensino?

Vamos lá. Na atual conjuntura, uma pesquisa de preço parece ser suficiente. Será? Creio que não. É importante que a mensalidade se encaixe dentro do seu orçamento familiar, mas e se a escola se encaixar apenas neste quesito, como ficam os demais, tão fundamentais quanto o aspecto financeiro? O primeiro passo é listar tudo aquilo que você espera de uma escola. Cada família tem seus próprios aspectos a considerar, como, por exemplo, proximidade de casa, horários de funcionamento, alimentação com acompanhamento de nutricionista, atividades extras oferecidas, linha pedagógica adotada, monitoramento por câmeras, espaço, infraestrutura, preço etc.

Depois de listar as suas prioridades, é o momento de ir a campo e visitar as instituições. Isso é fundamental! Não há um número mínimo ou máximo de escolas que devem ser visitadas, antes de fazer a escolha. Para alguns, a escolha pode acontecer na primeira visita, como amor à primeira vista. Para outros, não. Mas os pais não devem ter pressa, pois o tempo dispendido não será perdido. A decisão deverá ser tomada apenas quando a família se sentir realmente segura e confiante. Afinal, filho é o bem mais precioso. Por isso, uma dica importante aos pais indecisos é levar a criança para conhecer e ajudar a escolher a sua escolinha.

Um bom colégio cumpre o conteúdo pedagógico obrigatório e cuida bem dos seus alunos. Mas não é só isso. Ele tem de ser também um espaço que ensine valores e estimule o desenvolvimento cognitivo e social das crianças. Um lugar que estimule a forma de pensar do aluno, que, em vez de assimilar o conteúdo passivamente, reconstruirá o conhecimento existente, dando um novo significado para ele. Assim, a escola se torna o espaço onde a criança se sente feliz e realizada.

Tire dúvidas ou envie sugestões para: andreia@meupequenoprincipe.com.br.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!