Matérias e Colunas

“Se for para sofrer, que seja por falta de cerveja e não de amor”. Douglas Michell – parte 1

cerveja-interna cópia
A cerveja tem para os belgas a mesma importância que os vinhos têm para os franceses | Foto: Flickr /cogdog

Nada melhor para saudar um ano novo tão bem-vindo e desejado por nós como a melhor cerveja do mundo! Iremos à Bélgica para darmos as boas vindas a 2016 em grande estilo. Além de terem a melhor cerveja do mundo, os belgas ainda inventaram a batata frita, estão no Guinness Book por terem em seu território o Delirium Café, que possui a maior carta de cervejas do mundo, e os famosos Spas devem seu nome a eles. A reputação de sua água de alta qualidade era conhecida desde o domínio dos romanos, que se divertiam nas termas onde fica a cidade de Spa.

A Bélgica é um pequeno país (do tamanho do Ceará), que faz fronteira com a França, dividindo algumas de suas tradições e até mesmo o idioma, falado no sul do país. Porém, a maioria dos belgas vive em Flandres (metade Norte do país) e falam um dialeto holandês, o flamengo, assim também são chamados seus habitantes. A capital Bruxelas é sede da União Europeia (outrora ocupada por uma cervejaria), abrigando também a Otan, por isso, uma das cidades mais importantes do mundo.

Um de seus museus mais visitados, o Atomyum, tem uma arquitetura deslumbrante. Porém, possui apenas uma cervejaria. A geografia/clima também ajudou muito no sucesso das cervejas no país, muito frio para uvas de vinhos de boa qualidade, mas perfeita para o cultivo de grãos e lúpulos.
A cerveja tem para os belgas a mesma importância que os vinhos têm para os franceses. E são tratadas com a mesma reverência. É necessário servi-las em copos corretos. A exigência quanto aos copos é tão séria que chega ao ponto de os bares não servirem cerveja ao cliente se por acaso não tiverem o copo certo para o serviço.

(continua…)

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!