Exercícios físicos podem ser perigosos no verão

0
exercicios-interna cópia

Foto: Flickr /perspective

A prática de exercícios físicos se torna muito mais frequente no verão – basta a estação se aproximar para as academias ficarem lotadas e o número de pessoas praticando exercícios em áreas públicas aumentar. Mas é preciso cuidado, pois para aqueles que não estão acostumados a se exercitar, o novo hábito pode se tornar um risco devido à alta temperatura, e, como consequência, pode haver tonturas, câimbras e até desmaios, além de riscos cardiovasculares em alguns casos.

O médico Rodrigo Freitas, especializado em medicina esportiva, orienta que:

“É necessário que haja uma avaliação médica especializada e acompanhamento profissional para que o praticante saiba quais as melhores atividades a serem praticadas. Além de usar roupas adequadas para cada tipo de esporte”.

Segundo ele, o ideal, principalmente para aqueles que não estão acostumados com a atividade física, é que sejam evitados os horários de pico do sol, dando preferência ao início da manhã, final da tarde ou à noite para se exercitar.

O profissional ainda dá algumas dicas para quem deseja iniciar a prática de exercícios:

•    Use roupas leves, claras e confortáveis.

•    Se for se exercitar ao ar livre, não se esqueça do protetor solar, inclusive nos lábios.

•    Não force seu corpo: não adianta querer conquistar o corpo dos sonhos em poucas semanas.

 22,569 total views,  1 views today

(Visitado75 vezes, 1 visitas hoje)

The following two tabs change content below.

Rodrigo Freitas

Formado pela Universidade Estácio de Sá e pós-graduado pela Unifesp e pela Escuela de Madri/ UCB, Dr. Rodrigo Freitas é médico, fisioterapeuta  e especializado em ortopedia, medicina esportiva e osteopatia. Atualmente atua como médico ortopedista e é apaixonado pela medicina esportiva, em especial pela prevenção de lesões e melhora da performance de atletas e praticantes de atividade física. Possui como grande objetivo o atendimento aos atletas e praticantes de exercícios físicos que buscam a melhoria no rendimento e também a recuperação das lesões osteoarticular, tratamentos e afecções traumato ortopédicas. “Hoje vivemos no mundo em que se pratica muitos exercícios físicos, entretanto nem sempre feitos de forma correta e isso pode aumentar a chance de gerar lesões como estiramentos musculares, contraturas, desgastes articulares e nos ligamentos. Por isso, antes da pratica das atividades físicas, é necessário que seja feita avaliação médica  e que haja uma orientação profissional adequada.”, orienta o médico do esporte.

Latest posts by Rodrigo Freitas (see all)

22-01-2016 |

Deixe uma resposta

Todos os direitos reservados Utilità, Mantido por RT Soluções.
Pular para a barra de ferramentas