Vender: a palavra mágica do marketing nos negócios

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Foto: Flickr Infusionsoft

Vender, vender, vender. Essa pequena palavra de seis letras parece tão inofensiva quando estamos olhando de fora, não é mesmo? É um verbo que deveria ser tão simples de ser executado, mas que é nutrido e alimentado por inúmeras ferramentas do marketing. Que tal entender um pouquinho desse processo?

Quando se fala em vender (seja produto, serviço ou ideia), é sempre importante levar em consideração qual é o seu modelo de negócio. Trocando por miúdos, saber as principais questões que giram em torno daquilo que você faz, com quais fornecedores lida, quais as vantagens e desvantagens do seu produto e os gastos que você tem.

Uma vez que sabemos quem somos, precisamos entender para quem vendemos. Vendo para mulheres? Homens? Adultos? Idosos? Classe C? Classe A? Cariocas? Paulistas? As perguntas são diversas. E todas, extremamente importantes. Somente quando identificamos esse perfil, entra em cena a estratégia de marketing que será pensada para aumentarmos as vendas.

Os fatores fundamentais do marketing são os clásicos 4 P’s, apontados por Philip Kotler, o paizão do assunto: Produto, Promoção, Praça e Preço. Cada um deles guarda consigo uma parte do mapa do tesouro. É necessário nos tornarmos íntimos de cada um dos nossos queridos P’s e conhecê-los tão bem que eles nos darão seu valioso pedaço de mapa para conseguirmos chegar ao local exato onde está enterrado o nosso prêmio, o sucesso na venda.

Vamos dar uma olhadinha em cada um deles:

1. Produto – Ele também é conhecido como serviço, caso você venda massagens, estadias em pousadas ou produza eventos, por exemplo. É aquilo que você está disposto a oferecer para o seu público. Aquilo que o consumidor do outro lado da bancada gostaria de ter. Por isso, é fundamental ter algo legal, útil, interessante e que atenda alguma necessidade e/ou desejo do seu público-alvo.

2. Promoção – O ato de promover um produto não se limita somente a oferecer descontos. É a comunicação como um todo. É o que você fala e como você fala para o seu produto se tornar mais interessante. Ou seja, quais ações são realizadas para o seu produto (ou serviço, claro) chegar ao ouvido e, se possível, ao coração das pessoas? Os canais são inúmeros e os desafios também. É necessário pensar bem.

3. Praça – Ou, se preferir, ponto de venda. É o local onde as pessoas têm acesso ao seu produto. É o local onde elas podem encontrá-lo e adquiri-lo (oba!). Quem nunca ouviu o termo “lugar certo na hora certa”? É nesse lugar que precisa estar todos os dias. Onde será encontrado pelo seu consumidor. E, claro, abra sua mente, esse ponto de venda não precisa ser somente (ou sequer) físico. Afinal, quem nunca comprou algo pela internet?

4. Preço – Por último e não menos importante. Quanto custará o seu produto? É a pergunta de um milhão de dólares. Saber quanto o seu consumidor está disposto a pagar por aquilo que você oferece é o eterno desafio das grandes, pequenas e médias empresas. Tenha em mente que o preço pode variar incrivelmente, dependendo de como o seu consumidor enxerga a empresa.

Depois de darmos uma espiadela pela janela do universo do marketing, como você está se sentindo? Confiante para aumentar suas vendas, certo? Se não está, não se preocupe. Você pode (e deve) pesquisar muito mais antes de tentar maximizar as suas vendas utilizando alguma estratégia que aquele amigo da pelada do fim de semana ou a desconhecida do salão de beleza te sugeriram. Faça análises das vantagens e desvantagens do seu negócio quantas vezes achar necessário. E lembre-se: pesquise sempre! Perguntar para o seu público o que ele pensa sobre o seu produto pode ser a melhor ferramenta de todas.

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Renan Bernardes

Renan Bernardes

Renan Bernardes é brasileiro que vive em Portugal. Atualmente trabalha como consultor de comunicação e marketing para pequenas empresas brasileiras e portuguesas. No Brasil, se formou em Comunicação Social/Jornalismo e pós-graduado em Comunicação Empresarial & Marketing. É mestre em Marketing pelo ISMAI, em Portugal, e hoje cursa o doutorado em Comunicación e Interculturalidad na Universidade de Valência, na Espanha. Em ocasiões, é professor de cursos na área do marketing e administração na Djagora University, no Senegal.
18-01-2016 |

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