Matérias e Colunas

A corrida por um planeta melhor

IMG_0093
Ação no CEI Meu Pequeno Príncipe | Foto: Arquivo Pessoal

 

Não há mais dúvida: precisamos formar cidadãos mais conscientes, que respeitem e cuidem da natureza. Afinal, nossa fauna e flora gritam por socorro. Se queremos viver em um planeta onde haja qualidade de vida e preservação da natureza, temos que praticar a sustentabilidade já! E esse aprendizado precisa começar desde os pequenininhos.

Devemos ensiná-los a não desperdiçar água e energia elétrica. Que não devemos jogar papel na rua e que não podemos jogar comida fora. Que consumir demais prejudica muito o nosso o nosso planeta. Para isso, devemos ensinar os nossos pequenos a praticarem os 3 R da sustentabilidade. Mas o que eles significam? Os 3 R (reduzir, reutilizar e reciclar) são inimigos do desperdício e da geração de lixo. Tudo o que jogamos fora ocupa um lugar enorme nas nossas cidades e a cada dia essa geração de lixo vai crescendo. Portanto, não basta apenas reciclar, é necessário também reduzir toda essa produção de lixo e reutilizar o máximo de coisas possível.

Tudo que é produzido pelo homem necessita de bens naturais para ser feito e consome recursos (água e energia) para chegar até as lojas. Quando repensamos nossas compras e hábitos de consumo, reduzimos a quantidade de lixo e poupamos os recursos que seriam utilizados na produção de mais objetos. Praticar a sustentabilidade, num primeiro momento, pode parecer complicado, mas não é. Pequenas atitudes podem gerar grandes benefícios. Por exemplo, quando vamos ao supermercado, devemos utilizar sacolas retornáveis. As de plástico, aquelas que o  mercado fornece, são um veneno para a natureza. Elas demoram centenas de anos para se decompor. A roupa que você não usa mais pode ser reaproveitada por outra pessoa. Os livros também.

Outra questão básica e fácil de ensinar às crianças é a economia de água e energia. Mas como? Tomar um banho mais rápido, fechar a torneira enquanto ensaboa o corpo ou escova os dentes; apagar a luz ao sair dos ambientes; desligar aparelhos que não estejam sendo utilizados; fechar a porta do ambiente que você estiver quando o ar-condicionado estiver ligado; não deixar a porta da geladeira aberta por muito tempo; e aproveitar a iluminação natural sempre que possível.

Viu como não é difícil praticar a sustentabilidade? Com certeza, uma boa educação se inicia a partir dessa palavrinha mágica. Tire dúvidas ou envie sugestões para: andreia@meupequenoprincipe.com.br.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!