Matérias e Colunas

Quanto antes melhor

QG - Equipe de professores
Equipe de professores do QG do Enem | Foto: Divulgação

 

Os cursinhos pré-vestibulares online vêm ganhando cada vez mais prestígio entre os alunos de todo o país. Aproveitando esse engajamento via rede, eles acabam se tornando uma nova alternativa de estudo intensivo durante as férias.

Dezembro é o mês em que os estudantes estão pirando ou relaxando, isso tudo porque os principais vestibulares do país já terminaram suas avaliações, mas nem sempre entregaram os resultados. Mal ou bem, aquela expectativa que ronda até que seu nome esteja na lista dos aprovados motiva muitos vestibulandos a optarem por já começar a se preparar para o próximo ano de exames. Nessa época, ao contrário dos cursos presenciais tradicionais, que param suas atividades para férias durante janeiro, os cursos online garantem aos seus alunos uma grande gama de conteúdo disponível através de um clique.

Um dos principais cursos que seguem essa metodologia de ensino é o Descomplica, criado em 2010 pelo professor de Física e CEO da empresa, Marco Fisbhen. Assim como outras empresas do ramo, ela surgiu com a proposta de fazer com que um número ainda maior de alunos tivesse contato com o conteúdo.

Muitos pais e pessoas em geral que não fazem parte da geração “millenium” podem achar a metodologia pouco aplicável. Afinal, estar à mercê do computador enquanto se estuda realmente funciona? Segundo Rafael Cunha, diretor de operações do Discomplica, o segredo é adotar comportamentos eficientes.

“Os horários das refeições devem ser seguidos à risca. Intervalos de estudo intenso seguidos de períodos de relaxamento profundo também são fundamentais. Outra dica: os estudantes devem desligar o celular e as redes sociais como o Whatsapp no momento do estudo, e devem conversar com seus familiares a fim de que evitem interrupções. Acima de tudo, devem exercitar a concentração”, exemplifica.

Outro curso que está crescendo bastante e é comporto por professores de cursos e colégios conceituados no Rio, o QG do Enem chegou ao mercado em 2014. Com uma metodologia muito parecida com a do Descomplica e de outros cursinhos online, os professores do QG do Enem chegaram a participar da correção do Enem para o Jornal O Globo, comprovando a atual credibilidade do ramo. Para a CEO do curso, Ana Martini, a alta qualidade desses cursos pode ser uma das explicações para a grande procura.

“O aumento de oferta de cursos de altíssima qualidade online contribuiu para que alunos e pais de alunos repensassem suas opiniões a respeito do ensino online. Recebemos muitos relatos de mães de alunos que se surpreenderam com quanto o filho rendeu estudando online e reconhecem que é realmente uma opção viável de preparação para o ENEM e outros vestibulares”, analisa.

Ana ainda comenta que muitos alunos dizem não fazer outro curso presencial, levando em conta as vantagens do custo mais baixo e de não precisar enfrentar trânsito para chegar à aula.

Em uma coisa os dois cursos concordam: para quem vai começar a estudar novamente agora, é importante rever todo o seu planejamento para perceber o que deu errado e o que pode ser melhorado.

“Já podem começar a estudar, sim. Mas é importante que façam isso com técnica e planejamento. Após um merecido descanso, os alunos devem olhar para o ano que passou, visualizar pontos fortes e pontos fracos da sua rotina de estudos, manter os comportamentos que deram certo e adotar uma nova postura para aqueles que deram errado, montar um plano estratégico de estudos e segui-lo à risca”, aconselha Rafael Cunha. E Luiza concluí: “quanto antes o aluno começar a se preparar, melhor será seu desempenho”.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!