Devedor de pensão alimentícia deve ter nome negativado no SPC

0
pensao-151@2x

Foto: Reprodução Internet

 

O tema é recente e, com ele, vêm surgindo muitas dúvidas de como funcionará a negativação do nome de quem não paga pensão alimentícia aos seus filhos. Nos casos em que o devedor não possui vínculo formal de trabalho, está se escondendo ou teve seu prazo de prisão expirado, a negativação do nome perante os órgãos de proteção ao crédito será o único meio eficaz de fazer com que provenha a sua parte no sustento da criança, assim entendeu o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

No último dia 17 de novembro, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidiu em sessão que o devedor de pensão alimentícia deve ter o nome incluído nos serviços de proteção ao crédito – SPC e Serasa – de modo que a inscrição de devedor de alimentos nos serviços de proteção ao crédito já está prevista no novo Código de Processo Civil (CPC) que entrará em vigor a partir de março de 2016. Para o relator do recurso, o novo mecanismo dará agilidade, celeridade e eficácia à cobrança de prestações alimentícias. “A fome não espera”, destaca.

Ainda no julgamento, o Ministro Luís Felipe Salomão destacou que mais de 65% dos créditos inseridos em cadastros de inadimplentes são recuperados em até três dias úteis. “É bem provável que o devedor pense muito antes de deixar de pagar a verba”. Os desembargadores também entendem que as necessidades dos filhos que são amparados pela pensão alimentícia se sobrepõem aos interesses de querer manter em sigilo o nome do pai inadimplente.

A nossa legislação brasileira já prevê formas de forçar o inadimplente de pensão alimentícia ao pagamento de sua dívida: o desconto em folha, penhora a e a prisão; mesmo assim, muitos pais ainda resistem a pagar os valores devidos à família.

A decisão do Tribunal irá contribuir para que os direitos da criança e do adolescente possam ser garantidos e cumpridos em sua totalidade. Porém, isso não significa que as medidas de prisão não mais serão efetuadas quando necessário.

 

972 total views, 2 views today

(Visitado63 vezes, 1 visitas hoje)

The following two tabs change content below.
Tatiana Nascimento

Tatiana Nascimento

ADVOGADA ESPECIALISTA EM DIREITO TRABALHISTA E FAMÍLIA - Advogada atuante desde 2010, Pós-graduada em Direito do Trabalho, Sócia e fundadora do Escritório Souza Nascimento, Advogados localizado na Rua Padre Benedito de Camargo nª 356, sala 64 – Edifício Trade Penha Office Penha/São Paulo, Escritório especialista nas áreas: Cível/Família e Trabalhista, Tecnóloga em Turismo formada em 2001, Membro da Comissão da Mulher Advogada/OAB-Penha, Membro da Comissão das Prerrogativas/OAB-Penha. Os principais clientes: IRKOCOMPACTA Contábil Ltda, MAXRESERVA Comércio de Reservatórios, THORIO Comércio de Geradores LTDA, TELHADOS PEREIRA entre outros.
01-12-2015 |

Deixe uma resposta

Todos os direitos reservados Utilità, Mantido por RT Soluções.
Pular para a barra de ferramentas