Boa liderança é o caminho para o sucesso, revela pesquisa

Segundo Deloitte, as empresas não estão acompanhando as expectativas da geração ‘Millennial’

0
4910878479_2cb13d8da5_b

Foto: Flickr

 

“Toda empresa de sucesso tem, em vez de um chefe, um verdadeiro gestor com características de líder”, isso é o que todos os estudiosos e coachs do setor empresarial afirmam ao destacar a personalidade de um bom comandante. Mas, afinal, o que difere um chefe de um líder?

Liderança começa nos grupos do colégio, em casa, nas atitudes com os colegas. Os líderes são pessoas que desde cedo se destacam por serem unificadoras e motivadoras. Ainda assim, segundo o coach de carreiras e psicólogo Carlos Eduardo Pereira, a liderança é uma competência, e, como tal, pode ser aprendida.

“Ser um líder de verdade é saber delegar, ouvir, tomar decisões assertivas. De um modo geral, são habilidades que podem ser desenvolvidas, sim”, exemplifica. Ainda segundo Pereira, a grande diferença entre o chefe e o líder é que o primeiro impõe suas ideias, enquanto o segundo inspira.

Já o presidente e consultor da Mercadata Selling Institute Jorge Duro, destaca diferenças mais estruturais quando fala dos dois conceitos. Para ele, a chefia está relacionada ao cargo, e a liderança, à pessoa. Também adepto da liderança como uma competência aprendida, Duro acredita que alguns conhecimentos como comunicação, sociologia e psicologia podem ajudar o empreendedor a construir características de um verdadeiro líder.

Mas, afinal, o que se tornar um líder faz para a sua empresa? Tanto Jorge Duro quanto Carlos Eduardo Pereira afirmam que a liderança é diretamente responsável pelo desempenho de seus subordinados.

Segundo dados divulgados pela pesquisa “Tendências Mundiais para o Capital Humano”, da Deloitte, as empresas não estão acompanhando as expectativas da geração “Millennial”. O estudo afirma ainda que a consequência dessa decepção se refere à falta de liderança qualificada para gerar equipes. Do total de entrevistados, 80% afirmaram haver déficit de liderança em suas empresas.

“Uma empresa guiada por líderes tende a ter bons indicadores de aderência, de qualidade no produto e/ou serviços, financeiros, de clima. Além disto, possui colaboradores que realmente vestem a camisa e se preocupam com o futuro da instituição”, destaca Carlos Eduardo Pereira.

770 total views, 1 views today

(Visitado71 vezes, 1 visitas hoje)

The following two tabs change content below.
Rita de Cássia Costa
Sou uma estudante de jornalismo estereotipada: curiosa por natureza, leitora frenética e apaixonada pelo contato humano. Tenho um interesse todo peculiar por economia, política, moda, cinema e tudo o que me transmite um novo frescor.
Rita de Cássia Costa

Latest posts by Rita de Cássia Costa (see all)

06-11-2015 |

Deixe uma resposta

Todos os direitos reservados Utilità, Desenvolvimento evo.ag.
Pular para a barra de ferramentas