Matérias e Colunas

Caminhos para o jovem universitário se destacar

8430666167_c2a054d19c_k
Foto: Flickr

 

A maioria dos jovens possui o desejo de se tornarem grandes profissionais, mas nem sempre sabem qual caminho percorrer para que esse objetivo seja alcançado. Existe uma gama de oportunidades oferecidas pelo Governo ou pela própria Instituição de Ensino Superior (IES) que podem ser exploradas durante a graduação e que vão potencializar o seu desenvolvimento acadêmico e profissional, além de trazer experiências que se tornarão um diferencial no currículo.

Para ajudar na hora de decidir, destacamos cinco programas que podem agregar a sua formação:

1.       Empresa Júnior: Uma empresa júnior é uma organização formada exclusivamente por alunos de ensino superior, que presta serviços a baixo custo para investir no desenvolvimento dos seus membros, orientada por professores e profissionais de renome do mercado, sendo uma associação civil sem fins lucrativos e com fins educacionais.

2.       Iniciação Científica: É uma experiência de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação da universidade, em diversas áreas do conhecimento. Em geral, para os estudantes que se dedicam, trata-se do primeiro contato com a prática de pesquisa.

3.       Iniciação à Docência: O programa tem a finalidade de valorizar o magistério e apoiar estudantes de licenciatura plena das instituições federais e estaduais de educação superior. Um dos objetivos é a elevação da qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das instituições públicas de educação superior. O programa visa também proporcionar aos futuros professores participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar e que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem.

4.       Atividades de Extensão Universitária: É uma das funções sociais da Universidade, realizada por meio de um conjunto de ações dirigidas à sociedade, as quais devem estar indissociavelmente vinculadas ao Ensino e à Pesquisa. Num âmbito geral, sua finalidade é a promoção e o desenvolvimento do bem estar físico, espiritual e social, a promoção e a garantia dos valores democráticos de igualdade de direitos e de participação, o respeito à pessoa e à sustentabilidade das intervenções no ambiente.

5.       Programas de Intercâmbio: Uma experiência de intercâmbio é extremamente agregadora não apenas ao currículo, mas à vida. Conhecer um novo país, ter contato com uma cultura diferente faz com que os horizontes sejam ampliados. Atualmente, é possível conseguir uma bolsa para estudar no exterior através de diversos programas como Capes, CNPq, Santander Universidades, DAAD e Ciências sem Fronteiras, entre outros.

 

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!