Matérias e Colunas

Cinco elementos vitais do Feng Shui na decoração

Fogo
Foto: Flickr

 

Vamos falar um pouco mais sobre os cinco elementos vitais, os elementos do equilíbrio mencionados anteriormente:

A Madeira – Simboliza o início do ciclo vital, por representar a energia que se expande em todas as direções e que tem o poder de germinação (é onde as coisas emergem e começam a crescer). No Decô – É ideal para trazer novas ideias, novo começo. A cor predominante é o verde, sua forma é retangular e sua representação nos ambientes pode se dar através de plantas vivas, flores frescas, fibras de tecidos, objetos retangulares e a própria madeira.

O Fogo –É o auge do ciclo vital, pois sua energia se projeta para cima (produz entusiasmo, ação, paixão, fé, etc.) No Decô – está associado ao sucesso e à sorte. Sua cor é vermelha, sua forma é triangular (esse elemento deve ser usado com equilíbrio). Sua representação nos ambientes se dá através de lareiras, cristais, flores vermelhas, candelabros, objetos triangulares, etc.

A Terra – É a pausa do ciclo vital. Por movimentar-se horizontalmente em seu próprio eixo, afeta o período de mudanças entre as estações. No Decô– Esse elemento proporciona segurança, estabilidade, bom senso, simpatia, apego, construção, etc. Suas cores são amarelas e marrons, sua forma é quadrada. Nos ambientes, sua representação é feita através de objetos de cerâmica, rochas, carvão, areia, objetos quadrados, etc.

A Água – É o início de um novo ciclo. Esse elemento é essencial à vida. Favorece a sabedoria e a comunicação, é o ponto máximo das coisas. No Decô – Proporciona reflexão, receptividade, sentimentos, compaixão, se usado em excesso deixa os ambientes frios e provoca medo, etc. Sua cor é preto e azul, sua forma é horizontal e curvilínea. Nos ambientes, sua representação é feita através de aquários, fontes, vidros, espelhos, plantas aquáticas, etc.

O Metal – Também conhecido como o elemento ar, é o crepúsculo do ciclo vital. É o elemento da personalidade vigorosa e eficaz. Traz sucesso financeiro.No Decô – proporciona capacidade de administração, organização, comunicação, intelecto, inspiração, etc. Se usado em excesso, pode ocasionar explosões emocionais violentas. Sua cor é o branco e cores metálicas. Sua forma é redonda. Nos ambientes, sua representação é feita através de metais, minerais, moedas, objetos redondos, objetos em prata, ouro, cobre, etc.

 

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!