Matérias e Colunas

Categoria:

Ponte aérea Barra-Los Angeles

Franciely
Foto: Tatiana Sooz

 

Paranaense nascida no interior do estado e criada em Curitiba, Franciely Freduzeski veio morar no Rio de Janeiro há 17 anos. Aos 36, ela se divide entre a Barra da Tijuca e Los Angeles, nos Estados Unidos, onde está fazendo cursos de dramaturgia e morando com o filho Lucas, de 11 anos. 

Nesta entrevista, a atriz e modelo que ficou conhecida pelo papel de Dona Tetê, do antigo“Zorra Total”, da Rede Globo, revela as dificuldades que enfrentou para se adaptar, tanto no Rio quanto em LA, e sua paixão por conhecer lugares novos.

Como é sua relação com o Rio?

Amo o Rio de Janeiro. Sou paranaense, mas me considero uma carioca. Tenho hábitos de carioca, aprecio o calor e a espontaneidade dos cariocas. Adoro o clima, as praias, a comida. Tudo me faz feliz aqui.

Hoje você está vivendo na ponte área Barra da Tijuca-Los Angeles. O que é bom e o que é ruim nessas viagens?

O fuso horário, a saudade do Brasil. A comida e a felicidade do povo brasileiro me fazem muita falta. Procuro focar muito nas minhas aulas, senão desisto de tudo. O que é bom é que estou dando a mim e a meu filho a oportunidade de estudar fora, aprender um novo idioma, uma nova cultura e conhecer grandes professores.

Como foi sua adaptação? Quais foram as maiores dificuldades?

Tanto no Rio quanto em Los Angeles tudo foi andando de maneira natural. No Rio, fui logo procurar a Rede Globo para mostrar meu trabalho. Como sou do Sul, fiquei um pouco surpresa com a falta de segurança e como transporte público, pois em Curitiba é tudo muito organizado e limpo. Mas depois, logo comecei a trabalhar e tudo fluiu.  Em Los Angeles, é a saudade que me pega. Somos só eu e meu filho. As pessoas lá são diferentes de nós, brasileiros, acostumados a irmos na casa um do outro, somos mais festeiros. Lá tem horário para tudo e as pessoas são muito fechadas também.

Estando em Los Angeles, você sonha em se envolver em alguma produção hollywoodiana?

Tudo pode acontecer. Nunca almejei trabalhar aqui, se der certo, deu. Se não, tudo bem também. Mas sei que não estou perdendo meu tempo. Estou com excelentes professores e managers (empresários). Voltarei fluente no inglês ou simplesmente não voltarei. Deus é quem sabe. Sem falar que meu filho está tendo uma ótima oportunidade de vida.

Qual o trabalho mais importante que você já fez?

Todos foram. Desde televisão ou teatro. Trabalhei com muita gente bacana.  Aprendi com cada um.

Durante muitos anos você esteve no elenco do“Zorra Total”. Você acha que ainda é muito marcada pelo humor?

Não. Já fiz diversos outros trabalhos depois do “Zorra Total”. Tenho muito a agradecer ao programa, especialmente ao Agildo Ribeiro e ao Maurício Sherman. Tinha acabado de chegar de Curitiba com uma mão na frente e outra atrás. Tinha experiência em comerciais e teatro e pequenas participações na TV. Maurício Sherman me viu no corredor da emissora e perguntou se queria fazer um teste. Disse que sim. Foram eles que me ensinaram o básico.

 

Rapidinhas:

Há quanto tempo mora no Rio?

Há 17 anos. Morei um tempo na Lagoa e há 12 anos moro na Barra.

Do que mais gosta na Barra? 

Os condomínios têm tudo, as praias são limpas e tem shoppings para todos os gostos.

Quais os pontos do bairro que você indica para os amigos que visitam aqui pela primeira vez?

Shopping Village Mall e a praia perto do Posto 7. Tem uns quiosques por lá deliciosos. Até champanhe na areia tem. Recomendo aos domingos a feira da Praça do Ó, lá tem o melhor pastel de queijo.

Você gosta de conhecer lugares novos?

Adoro. Todo ano conheço um lugar diferente pelo mundo.

 Do que mais gosta em atuar?

Tudo. Atuar é meu oxigênio.

Quem é sua maior inspiração na profissão?

No Brasil, Glória Pires. Lá fora, Meryl Streep.

Você já pensou em seguir outra carreira?

Nunca. Sou uma artista desde o ventre da minha mãe. Não sei e nem quero fazer mais nada. Comecei a fazer balé aos sete anos e teatro com 14. Sempre falei para mim mesma e para todos que eu ia trabalhar na TV.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!