Matérias e Colunas

A clássica lapela nos casamentos

2014-07-11_18-42-31_1
Foto: echeveria.com.br

 

Não se sabe ao certo de onde surgiu a tradição do noivo usar uma flor na lapela de seu traje. O que se sabe e se percebe é que atualmente, na maioria dos casamentos, usa-se lapelas para compor o visual dos homens.

Ela é colocada para diferenciar o noivo, pais dos noivos, pajens e padrinhos dos outros convidados. Afinal, eles também são protagonistas nesta festa. Todos os homens que compõem o cortejo precisam estar com uma flor na lapela do paletó.

A Lapela é afixada do lado esquerdo, que é o lado do coração para demonstrar a festividade da noite, para demonstrar que todos aqueles corações estão florescidos para receberem os noivos.Coloca-se a flor na lapela sempre do lado esquerdo do traje, na lapela do casaco, por isso o nome flor de lapela. Não importa qual o traje, meio fraque, fraque ou terno, a flor combina com todos e deve ser usada um pouco abaixo do ombro.

Geralmente, as flores dos pais, pajens e padrinhos são iguais, e a do noivo diferente, já que o destaque da festa deve ser ele. Entretanto, quando os trajes do noivo e dos padrinhos e pais é diferenciado não é necessária a diferenciação das flores.

Alguns noivos preferem utilizar lenço à flor. Neste caso, não use flor e lenço ao mesmo tempo. Escolha uma das opções. Outros preferem, também, combinar as flores de lapela com o buquê, uma opção bonita e, muitas vezes alegre, quando os buquês são bem coloridos.

As lapelas devem ser feitas com flores mais delicadas, leves e não muito grandes: mini-cravos, mini-rosas emini-orquídeas são as mais indicadas. As flores menos indicadas são as que ficam muito desproporcionais, pesadas ou com muita informação, como as rosas grandes e gérberas. Segue abaixo o significado de cada uma delas:

Mini Cravo– amor puro, amor leal. É uma flor muito usada em casamentos, pois dura bastante. Simples e chique, o branco nunca sai de moda.

Mini rosa – símbolos do amor e da paixão, são flores tradicionalmente usadas em casamentos e comemorações de casais. Marcantes pelo cheiro agradável que exalam.

Mini-Orquídeas – representa delicadeza e graciosidade. Por ser uma espécie mais frágil, pode murchar facilmente. Também é uma flor mais cara, e alguns tipos raros podem elevar ainda mais o valor desta flor.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!