Matérias e Colunas

Categoria:

Dia do contador: entrevista com Antônio Carlos de Macedo

6812497415_092496ff3b_b
Foto: Flickr

 

Hoje, comemoramos o dia do contador, o profissional responsável por organizar as contas e manter tudo ajustado para o bom andamento financeiro da empresa para a qual presta serviço. Nada melhor para homenageareles do que dar voz a esses profissionaissuper essenciais para a sobrevivência de qualquer empresa. Por isso, resolvemos entrevistar alguém da área para conhecer um pouco mais sobre suas atividades e sobre o motivo que o levou a escolher essa profissão.

Ficou curioso? Confira a entrevista com Antônio Carlos de Macedo, da Macedo &Muzzio, e inspire-se.


Quando decidiu fazer contabilidade? 

A decisão de trabalhar na área contábil foi bem cedo. Meu falecido pai sempre trabalhou na área e me influenciou nessa decisão. Desde os 16 anos, trabalho com isso.

 

Já pensou em seguir outra profissão?

Não. Embora meu sonho fosse ter me formado na área médica.

 

O que mais gosta na área? 

A contabilidade é muito ampla. O que mais gosto, depois de anos de atuação, é realizar trabalhos de consultoria e principalmente de auditoria.

 

Quais são as dicas que você pode dar para os estudantes que desejam seguir essa carreira? 

Você tem que gostar de trabalhar com números e de se atualizar sobre informações do mundo sempre. Gostar um pouco de economia e administração é fundamental. Contabilidade exige muito do profissional, por isso, você tem que estar em constante atualização sobre tudo. O mais importante da profissão é observar se você tem perfil para trabalhar com números e se gosta de analisá-los. Além disso, gostar de não ter uma rotina fixa e possuir grande dinamismo.

 

Como você vê o mercado da profissão hoje? 

Com a globalização da economia, todos os públicos de uma empresa (sejam eles clientes, investidores, fornecedores, órgãos governamentais ou até mesmo empregados) precisam saber suas reais condições financeiras antes de iniciar um negócio com ela. E a melhor ferramenta para chegar a esse conhecimento é a contabilidade. Por isso, o mercado de trabalho para o profissional da área é bem amplo e encontra-se em alta.

 

Quais são as funções principais de um contador? 

As principais funções de um contador são:

Auditoria – fiscalizar as contas de uma empresa, conferindo os registros nos livros e os dados de balanço;

Contabilidade Gerencial – registrar e analisar as operações financeiras e patrimoniais de uma empresa, acompanhando todas as transações da organização;

Controle e Perícia – coordenar as operações fiscais e financeiras de empresas públicas e privadas;

Ensino – dar aulas em cursos técnicos e treinamento para funcionários de empresas na área contábil.

 

 

Saiba mais sobre a empresa em: www.macedoemuzzio.com.br

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!